(foto zeca ribeiro – cam. dos deputados) José Guimarães

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), faz de tudo para atravancar o Brasil e o governo Lula picotando projetos do governo (MPs, PLs e emendas etc) para poder negociar e barganhar mais seus próprios interesses, independente se isso prejudica o país.

Essa semana ele barrou duas propostas de interesse do governo e do país. Ele forçou a retirada da taxação sobre quem tem aplicação de capital em países estrangeiros (offshores) da MP 1171/23. Assim, o governo tem que fazer nova proposta e negociar mais um pouco com o Arthur Lira.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), confirmou que foi feito um acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, Arthur Lira, para retirar a taxação sobre quem tem aplicação de capital em países estrangeiros (offshores).

Na mesma semana, ele  sabotou o desenvolvimento do Brasil ao barrar que investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação fossem retiradas dos limites impostos aos gastos do governo federal pelo projeto do novo arcabouço fiscal. Além de sabotar o governo Lula, Arthur Lira sabota também o Senado Federal que aprovou as mudanças. Mas ele pode barganhar seus próprios interesses com mais avidez.

Segundo informações de um acordo de lideranças, realizado na manhã desta terça-feira, 22, o governo teve de ceder e retirar dois pontos que buscavam dar mais liberdade econômica para investimento e desenvolvimento do país. Além de Ciência e Tecnologia, retirou mudança que autorizava a equipe econômica a usar a inflação do segundo semestre para corrigir as despesas. Essa mudança evitaria um corte de R$ 40 bilhões no Orçamento que seriam usados em investimentos em obra de infraestrutura.