Julio Mangussi Carta Campinas
Estudo de Julio Mangussi

A CartaCampinas  é uma plataforma colaborativa.

Não somos um veículo de comunicação, mas um espaço colaborativo de comunicação. Jornalistas, estudantes e profissionais de diversas áreas, assessores de imprensa etc buscam a construção de um jornalismo totalmente diferente para Campinas e região. Sem deixar de lado as questões nacionais que afetam a nossa vida.

Nossa intenção é a de construir um cenário de comunicação dentro das novas mídias, com uma proposta de jornalismo compartilhado e comprometido com melhorias na vida das pessoas em todos os sentidos.

Um jornalismo totalmente gratuito e feito de um modo colaborativo.

O nosso foco está no regional, na diversidade, na democratização da comunicação e na capacidade de dialogar com as diferenças, abrindo espaço para a pluralidade de grupos com demandas culturais diversas e sendo capaz de construir mediações entre eles.

Temos uma perspectiva de que o jornalismo deve ter compromisso com a democracia e com a liberdade de expressão; sem se esquecer de que só teremos uma sociedade equilibrada quando a própria cultura for permeada por justiça econômica e social.

Acreditamos, assim, que a cultura e as artes em geral devem ganhar importância e cobertura jornalística maior, de modo a garantir políticas mais efetivas para o setor. Por isso, trabalhamos em conjunto com nossos colaboradores para divulgar informações.

O acesso à cultura e a valorização de diferentes práticas culturais e artísticas constituem uma singular ferramenta de transformação e participação na vida da sociedade. A Carta Campinas, repetimos, não é um veículo de comunicação, mas uma plataforma colaborativa, que recebe material de todas as pessoas que compartilham dessas ideias.

Por isso, todo o material, seja imagem, texto ou vídeo, enviado com objetivo de influenciar a publicação na plataforma Carta Campinas, por qualquer meio eletrônico ou físico, passa a pertencer a este site de forma compartilhada. Ou seja, o envio de material implica cessão de todos os direitos sobre o material, para que a Carta Campinas possa utilizá-lo plenamente.

Coordenador: Glauco Cortez
Editora: Maura Voltarelli
Editores colaborativos em rede: Susiana Drapeau e Zé Ribeiro

Para conhecer todos os nomes que contribuíram ou contribuem, veja a página Rede

“Quem tem apenas aspirações individuais                                                                                      jamais entenderá uma luta coletiva”