A 12ª edição da URRO! Contragolpe Cultural, revista digital com artigos, críticas e crônicas exclusivas e irreverentes sobre literatura, música, poesia, política e artes visuais, já está disponível para os internautas, e o lançamento será nesta sexta-feira (16/09) no Bar Vila Bambu, localizado na Rua Eleutério Rodrigues, 308 – Vila Nova, a partir das 19h30.

(Imagem: Divulgação)

O evento, que marca o primeiro lançamento presencial da revista, criada em 2020, durante um dos períodos mais críticos da pandemia, contará com a apresentação musical de Fabinho Azevedo, e mostra de trabalhos dos artistas presentes nos textos e nas entrevistas publicadas na edição.

Composta por uma equipe de colaboradores reconhecidos profissionalmente na área de comunicação em Campinas, a URRO! traz capa assinada por Kamá Ribeiro, fotógrafo e atual editor de fotografia do Correio Popular.

Entre os destaques da edição está a entrevista, editada também em vídeo, que a jornalista e atriz Cecília Gomes fez com Neneco Martins, um dos grandes nomes das artes plásticas no Brasil, em seu ateliê-casa, na cidade de Monte Alegre do Sul.

Ainda na URRO! Marcel Cheida, professor na Faculdade de Jornalismo na PUC-Campinas, faz um resgate histórico da participação da mulher no mundo político do país.

Já o escritor e diretor teatral Bruno Zambelli resgata o dia que Sylvia Rivera enfrentou a guarda nova-iorquina, durante a Revolta de Stonewall, e se tornou ícone na luta pelos direitos da diversidade sexual.

João Nunes sacramenta que Caetano Veloso é o maior artista nacional ligado à música de todos os tempos e presta uma homenagem aos oitenta anos de “Cae” com um trecho do seu romance (inédito) “O Lugar que Habitaremos”.

Wanderley Garcia nos conta seus caminhos no Rio Grande do Sul em busca dos detalhes escondidos das obras de Érico Veríssimo e Gonzalo Dávila Bolliger apresenta cinco poemas que transitam entre o realismo e a crítica social.

A edição traz uma análise de Daniel Costa sobre o olhar literário de Antônio Cândido sobre a formação da sociedade do século 19 e uma crítica de Hamilton Rosa Jr. sobre “Men”, um filme considerado de terror inusitado de Alex Garland.

A revista digital ainda publica as divertidas crônicas dos jornalistas Roberto Cardinalli, Paulo Reda e Sara Silva, de além de uma mostra de Fabiano Carriero, artista plástico e muralista.

A URRO! Contragolpe Cultural tem como editores Bruno Zambelli, Cecilia Gomes, Maurício Simionato, Milena Carlström e Roberto Cardinalli, e pode ser acessada pelo link https://urrocontragolpe.wixsite.com/meusite/blog

Lançamento da 12ª edição da revista digital URRO! Contragolpe Cultural

Local: Bar Vila Bambu (Rua Eleutério Rodrigues, 308 – Vila Nova – Campinas, SP)

Dia:16 de setembro (sexta-feira)

Horário: A partir das 19h30

Couvert artístico: R$ 10

(Carta Campinas com informações de divulgação)