(imagem divulgação)

A exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza”, do fotógrafo e diretor artístico francês Nicolas Henry, estará aberta ao público de 23 de março até 30 de abril, no Museu da Cidade/Casa de Vidro de Campinas. Os horários de visitação são de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por 15 fotos que oferecem ao espectador a poética do trabalho de Nicolas Henry, que durante uma residência em Casamance, uma região do Senegal localizada ao sul da Gâmbia e a norte da Guiné-Bissau, criou representações com uma equipe local feitas da coleta de sementes, conchas, troncos, como também de crenças e rezas. Ao questionar a sua equipe como qualificar as imagens feitas em conjunto, falaram-lhe sobre espírito, o espírito do céu, da terra ou do mar. O que para Nicolas Henry reflete os sonhos e a metáfora de uma harmonia com a natureza é para eles a materialização de espíritos vivos a serem honrados, cultivados e invocados em diferentes momentos da vida.

Nicolas Henry encontrou refúgio nos vales selvagens de Bretagne, atravessando menires, dólmens e lagos de fadas para dar vida às crenças perenes e telúricas das florestas de Huelgoat e dos vales perdidos de Borderhouat. Um estábulo com centenas de cavalos o recebe na floresta de Moulières, e o seu caminho se estende pelos quatro cantos dos nossos territórios. Uma nova jornada o convida ao Sri Lanka, terra das árvores sagradas.

O projeto foi realizado pela Aliança Francesa de Campinas e pelo Museu da Cidade/Casa de Vidro, com o apoio da Aliança Francesa Brasil, do Institut Français, da Embaixada da França no Brasil, da Air France e da Prefeitura de Campinas. (com informações de divulgação)

Serviço:

Exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza”

Período da mostra: de 23 de março a 30 de abril

Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, aos sábados, das 10h às 14h

Local: Museu da Cidade/Casa de Vidro

Endereço: avenida Heitor Penteado, 2.145, bairro Taquaral, Campinas

Entrada gratuita