(credito maiara martins – divulgação – detalhe)

Com uma programação cultural intensa nos dias 24 e 25 de fevereiro, sábado e domingo, os curadores Andréa Mendes e Danilo Garcia, juntamente com artistas visuais Complexo do Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B, farão o encerramento do Projeto Ocupação Ocupação, que teve início em abril de 2023.

Como em todas as ações que ocorreram ao longo desse período, o evento é aberto ao público em geral, é gratuito e não tem restrição de idade. No sábado as ações terão início às 15h, na EMEF/EJA Oziel Alves Pereira, rua Wadi Abdala Gnatos,7, no Monte Cristo.

No sábado, dia 24, acontecerá a Oficina de Costura em Lona para moradores do local. Sob a orientação de Grazi Girardi, os participantes aprenderão as técnicas para produzir bolsas e sacolas, reciclando e ressignificando as lonas vinílicas estampadas com fotografias, como as que a própria oficineira produziu a partir das obras da artista visual Rochelle Costi (1961-2022). E há a proposta de se fazer a venda da produção revertendo o lucro para a própria comunidade. “Essa era uma ideia da Rochelle e vamos manter assim”, afirma Garcia.

Ainda no sábado, os artistas visuais Fernando Pimentel (Tosko), de Limeira, e Sheip, residente no Complexo e faz grafite desde 2015, farão uma Vivência em Grafite em que vão pintar uma parede e quem estiver interessado em interagir poderá para participar. É uma oportunidade de conhecer este tipo de arte, que não é só fazer grafites em muros, mas também desenvolver em suporte diferente, como telas, papel, camisetas. E o que mais importa é a criação do desenho.

No domingo, dia 25, no Bar da Rosinha, haverá um Bate Papo com os curadores e artistas do OMG (Oziel, Monte Cristo e Gleba B): Joyce Nascimento, Maiara da Silva Martins, Vitor Stanguini e Jhonny Renan. “A seguir vamos abrir um Sarau Ocupação e faremos o lançamento das bolsas e sacolas produzidas com as lonas vinílicas no dia anterior. Essas ações serão na rua Paschoal Carlos Magno, 53, Monte Cristo, e convidamos toda a comunidade a participar”, ressalta a curadora Mendes.

Selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) em 2022, o projeto Ocupação Ocupação tinha como objetivo a democratização da arte em territórios diversos de galerias de arte fechadas e museus, e o local escolhido foi do Complexo do Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B, em Campinas (SP). Em abril de 2023, teve início a primeira das quatro exposições com obras de arte que foram realizadas no OMG.

As obras de Rochelle Costi, Fernando Pimentel (Tosko), Isabela Senatore, Joyce Nascimento, Maiara da Silva Martins, Vitor Stanguini e Jhonny Renan tomaram as ruas do Complexo OMG e conseguiu transformar parte daquele 1,5 milhão de metros quadrados em uma galeria a céu aberto. Um lugar que já foi considerado a maior ocupação urbana da América Latina e conta atualmente com cerca de 100 mil habitantes.

Um exemplo de como a comunidade do OMG era o foco do projeto foi a exposição de Isabela Senatore. Na mostra ela expôs retratos de moradores que tiveram suas histórias contadas e recontadas, lembrando suas chegadas no local, sua importância para o coletivo.

E sobre ter participado do projeto, Vitor Stanguini, que expôs sua obra em 3D “Um senhor cansado”, disse que se sentiu pertencente e representado por ter integrado o Ocupação Ocupação. “Ter participado significou um passo importante para meu reconhecimento como artista, assim como estar em um projeto coletivo com artistas que admiro”. Para ele, com certeza as obras fizeram parte do cotidiano e da vida de quem passa pelos locais.

O projeto ainda trouxe em seu bojo a inciativa de envolver as comunidades com as ações e atividades por meio da contratação de profissionais do próprio OMG – serralheiro, pessoal do transporte de materiais etc. Além disso, em sua última exposição apresentou quatro jovens artistas visuais moradores do Complexo que tiveram a oportunidade de mostra suas obras na comunidade para a comunidade. (Com informações de divulgação)