(foto divulgação – pmc)

A programação dos blocos de rua do Carnaval de Campinas de 2024 foi divulgada pela Prefeitura. O pré-carnaval começa neste sábado, 27 de janeiro, 15h, com uma homenagem ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) na Concha Acústica do Taquaral, quando o bloco Cupinzeiro lança o samba-enredo em homenagem ao MST que completa 40 anos de luta pela terra.

Também neste sábado, o Bloco Vô Jajá levará um trio elétrico da região do Parque Prado até o bairro Nova Europa, na avenida Baden Powell, das 10 às 19h. No domingo, 28 de janeiro, a festa fica por conta do Bloco Donatella, das 11h às 20h, na rua Egas Moniz, 45, Taquaral; e da Escola de Samba Estrela D’Alva, a mais antiga de Campinas, que será das 12h às 22h na rua dos Camaiurás, na Vila Costa e Silva.

A programação de pré-carnaval continua no fim de semana dos dias 3 e 4 de fevereiro e ganha força na sexta-feira de Carnaval, 9 de fevereiro, e continua repleta de desfiles pelas ruas ou com os blocos fixos até a noite de terça-feira, 13 de fevereiro, quando a festa se encerra. Serão 55 blocos pelas ruas da cidade. Para conferir a programação completa com a agenda dos blocos, veja abaixo (a programação pode sofrer alteração).

“O Carnaval deste ano mostra que houve uma consolidação no número de blocos, o que permite que a Prefeitura garanta mais qualidade na folia e na brincadeira para todo mundo. Ao mesmo tempo, algumas iniciativas vão se descentralizando dos locais que estavam; temos algumas iniciativas novas em locais diferentes, mais periféricos; o que é importante porque o Carnaval tem que atingir todas as camadas da sociedade e estar próximo das pessoas e suas comunidades. Por isso é muito positivo o fato de ter este aumento de blocos em algumas comunidades, porque existe esta autenticidade de um Carnaval de comunidade”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

“Entre as novidades de 2024, a gente tem o bloco do mamaço – que é das mães e seus bebês e fala da conscientização do aleitamento materno –; terá um bloco novo de uma comunidade católica da Vila Georgina com marchinhas e chorinhos. No mesmo bairro terá o bloco Afoxé Ilê Ogum, que traz para o samba e para a brincadeira as religiões afrobrasileiras. (Com informações de divulgação)

A programação pode mudar de última hora.