(foto noelly castro – div)

O espetáculo cênico “Eanna – Santuário Travesti”, apresentado pela atriz Helena Agalenéa e por Dj Kaim, em conjunto com diversos artistas independentes do interior de São Paulo, terá cinco apresentações em Campinas.

Em “Eanna – Santuário Travesti”, artistas em cena apresentam uma peça híbrida que borra os gêneros entre teatro, cinema, templo e ballroom. Na apresentação o público poderá tomar contato com diversos elementos cênicos que se complementam com projeções de um curta-metragem produzido e filmado durante o projeto.

O espetáculo se propõe a ser um ‘culto’ à deusa mitológica Inanna, divindade antiga da Mesopotâmia, que é ressignificada nos dias atuais enquanto ‘Deusa das Travestis’, já que existem evidências históricas e poéticas sobre a mesma ser uma transgressora do gênero binário desde a Suméria. É também uma continuidade dos estudos de Helena Agalenéa sobre a deusa, que estão presentes em trabalhos anteriores da atriz como no filme ‘Germino Pétalas no Asfalto’ (parceria com o Laboratório Cisco).

Na peça, o sacerdócio de Inanna a convoca para ajudar a construir futuros melhores para a sociedade, que tem dado maior foco às restrições sobre pessoas transexuais e travestis do que à emergente crise climática. Eanna celebra a corporalidade travesti, colocando-a enquanto a sacerdotisa do templo, mas é um convite a todas as pessoas para a construção de futuros melhores.

Este projeto foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

As sessões são gratuitas e acontecem nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro na Fêmea Fábrica (com acessibilidade em Libras) e 01 de novembro na Sala dos Toninhos. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Espetáculo “Eanna – Santuário Travesti”

Local: Fêmea Fábrica (Rua Barão de Jaguara, 576 – Conceição)

Datas: 20, 21, 27 e 28 de outubro (sextas e sábados)

Horário: sempre às 20h30

Acessibilidade: Libras

Quanto: Grátis

Classificação etária: 14 anos

Local: Sala dos Toninhos (Rua Francisco Teodoro, s/n, Vila Industrial – anexo ao estacionamento da Estação Cultura)

Datas: 01 de novembro (quarta-feira)

Horário: 20h30

Acessibilidade: Não

Quanto: Grátis

Classificação etária: 14 anos