Caixa Ovo (foto regina rocha pitta – div)

Artista visual Pama Loiola inaugura exposição em Campinas no dia 10 de maio e ficará aberta até o dia 1 de junho no Ateliê Casa. A exposição também terá temporada em São Paulo. Pama Loiola tem o hábito de recolher pedaços de louças, retalhos, descartes de objetos de seu universo pessoal e ressignificá-los. Foi a partir dessa experiência que nasceu a exposição tridimensional Coração de Vidro.

“Os objetos me transmitem um sintoma de perda, apego, de consciência da rápida mudança das coisas e dos conceitos. Fico emocionada quando visito antiquários ou brechós. Aquelas peças esquecidas mexem com a minha percepção. Existe uma linguagem dos objetos. Os que falam comigo, tenho que levar. Guardo-os em caixas e quando estou trabalhando recorro àquele frisson”, afirma a artista.

Cerca de 30 dessas peças criadas por Pama e uma nova série de pinturas, poderão ser apreciadas em duas exposições. Em Campinas, cidade onde mora, a inauguração será sexta feira 10 de maio às 18h, no espaço Ateliê CASA, onde ficará em cartaz até o dia 1 de junho. Em seguida, a exposição segue para a capital paulista, na Casa Contemporânea. Esta inaugura dia 29 de junho e segue em cartaz até 27 de julho. O projeto foi contemplado pelo edital PROAC de Artes Visuais.

No dia 15 de maio, no Ateliê Casa, Pama Loiola vai ministrar um workshop sobre o processo dessa exposição, especialmente duas técnicas muito utilizadas por ela: Sobreposição de imagens e papel parafinado.

Pama Loiola é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. De linha modernista, a sua formação a influenciou para o abstrato e o conceitual. O trabalho de Pama é uma colcha de retalhos costurada com as linhas que permeiam diferentes fases de sua vida. Em 2022 ela lançou o livro Coração de Vidro. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Serviço CORAÇÃO DE VIDRO:

Abertura da exposição em Campinas: dia 10 de maio, sexta-feira, das 18h até às 23h. Até 1 de junho.

Visitação: Terças e Quartas-feiras, das 15h às 18h. Segundas, quintas, sextas e sábados, visitas sob agendamento pelo e-mail: [email protected]

Local: Ateliê CASA

Endereço: Rua Maestro Agide Azzoni 320, Chácara da Barra, Campinas.

Tels: (19) 99107-3002

Email: [email protected]
instagram: @ateliecasacampinas

Abertura da exposição em São Paulo: dia 29 de junho, sábado, das 11h até às 17h.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. (até 27 de julho)

Local: Casa Contemporânea

Endereço: Rua Capitão Macedo, 370 – Vila Clementino, São Paulo – SP

Tels: (11) 2237-3015