(imagem divulgação – instagram)

Representantes da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas, onde estão sendo construídas casas de 15 metros quadrados após vários anos de luta por moradia, emitiram uma nova nota pública em resposta ao prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), que usou as redes sociais para tentar fazer uso político da indignação gerada pela construção de casas de 15 metros pela Prefeitura.

Na nota, os representantes da Ocupação afirmam que podem “concordar e nos silenciar diante de sua postagem recente. Ao citar o PT, sentimos que fomos usados para seus interesses eleitorais, como se toda questão fosse meramente partidária. Lamentamos essa postura. Nos sentimos manipulados antes, e agora novamente. De forma intencional e consciente, parece nos usar para atacar adversários eleitorais”.

Além disso, pedem a retratação de Dário Saadi. ” Prefeito, gostaríamos que se retratasse sobre o teor do vídeo, reconhecendo que a luta por moradia e uso social da propriedade vai além de disputas eleitorais”, afirmam.

E questionam o prefeito: “Quem estava conosco quando enfrentamos a violenta reintegração de posse no Mandela 1, no Jardim Capivari? O senhor era Vereador na época, e o que fez para nos ajudar?”

Veja nota completa.

NOTA PÚBLICA: resposta ao vídeo do Prefeito Dario Saadi

Prezado Prefeito Dário Saadi,

Sempre tivemos que lutar muito por uma moradia digna. Estamos no caminho, justamente pela nossa organização e capacidade de enfrentamento diante de tantos ataques que sofremos ao longo dos anos.

Em julho de 2022, houve o acordo judicial para o uso social da terra, uma conquista enorme que só foi alcançada por causa da nossa luta. Realizamos atividades em parceria com a Prefeitura na Ocupação e tivemos inúmeras reuniões. Reconhecemos o trabalho dos servidores de carreira e da equipe técnica da COHAB, que atenderam nossos pleitos e criaram as soluções necessárias. A solução adotada é uma vitória e um importante passo para concretizar a moradia digna e o uso social da propriedade pública que estava inutilizada.

Nesta segunda-feira (12/06) divulgamos uma dura nota pública, em que afirmamos nossa crítica à abordagem seletiva feita por alguns órgãos da imprensa sobre o tema, sem considerar os desafios e contextos complexos que toda a luta por moradia envolve. Lamentamos também que esta tenha sido a mesma abordagem utilizada por parte de alguns parlamentares com quem temos contatos e vínculos de solidariedade. Eles não nos ouviram e nos sentimos desrespeitados.

Entretanto, Prefeito, não podemos concordar e nos silenciar diante de sua postagem recente. Ao citar o PT, sentimos que fomos usados para seus interesses eleitorais, como se toda questão fosse meramente partidária. Lamentamos essa postura. Nos sentimos manipulados antes, e agora novamente. De forma intencional e consciente, parece nos usar para atacar adversários eleitorais.

Nós sempre nos pautamos pela verdade e somos responsáveis em nossas ações. Reconhecemos e saudamos publicamente o vice-prefeito pela importante decisão de apresentar judicialmente uma solução para o remanejamento das famílias. Não há segundas intenções em nossas palavras, apenas a busca pela coerência e pelos fatos.

Dessa forma, Prefeito, gostaríamos que se retratasse sobre o teor do vídeo, reconhecendo que a luta por moradia e uso social da propriedade vai além de disputas eleitorais.

Além disso, não aceitamos a narrativa de que o que está sendo feito é um “favor”. Estamos pagando terreno e pela construção dos embriões. Lutamos por moradia digna, regularizada e com infraestrutura para que muitas famílias, como as do Mandela, possam concretizar esse sonho sem passar por reintegrações de posse e despejos. Não concordamos com afirmações de que a Prefeitura “fez mais do que devia”, pois acreditamos que ela está cumprindo parte da sua obrigação de fornecer políticas públicas habitacionais.
Essa solução, mesmo com seus limites, é um passo na direção de uma política pública habitacional. Defendemos essa abordagem e encorajamos a Prefeitura a realizar mais ações diretas para garantir o uso social da propriedade, utilizando o Estatuto da Cidade e efetivando o plano diretor. É fundamental que a Prefeitura pare de notificar famílias para deixarem suas casas e, ao invés disso, fiscalize as propriedades privadas que não cumprem a função social. É isso que representa a luta por moradia. E, nesse sentido, é importante lembrar: quais partidos estão verdadeiramente ao lado dos movimentos sociais? Quem estava conosco quando enfrentamos a violenta reintegração de posse no Mandela 1, no Jardim Capivari? O senhor era Vereador na época, e o que fez para nos ajudar?
Portanto, Prefeito, o que foi exposto em seu vídeo não corresponde à realidade. Estamos felizes com a solução que está sendo construída, um passo importante na luta por moradia. Temos orgulho desse avanço e acreditamos que o senhor também deveria se orgulhar, pois não está fazendo nenhum favor, mas cumprindo a legislação urbanística e constitucional. Celebramos, mas continuaremos lutando para que o embrião se torne de fato uma moradia digna.
Sabemos quem são aqueles que lutam pelo direito à moradia, não apenas em Campinas, mas também em todo o estado de São Paulo e no país. E é justamente por isso que afirmamos: somente a luta muda a vida. Continuaremos lutando até que todas as famílias sem teto possam desfrutar de uma moradia digna.
Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito! Somos cidadãos e merecemos respeito!
A luta continua.
Coordenação da Ocupação Nelson Mandela