(foto reprodução – ocupação nelson mandela)

Após uma série de reportagens relatando indignação com a Prefeitura de Campinas e com o poder público por construir embriões de casas de 15 metros quadrados na Ocupação Nelson Mandela, no distrito do Ouro Verde, a liderança da Ocupação soltou uma nota pública em que defende o projeto, que significou uma conquista de vários anos de luta por moradia.

Apesar do tamanho minúsculo das casas diante do tamanho do orçamento da Prefeitura de Campinas e do Estado de São Paulo, o que demonstra a falta de boas políticas habitacionais pelo poder público, o embrião é considerado uma grande conquista porque legaliza a situação de 250 famílias e permite ampliação futura. Veja nota:

NOTA PÚBLICA da Ocupação Nelson Mandela

Diante de uma série de reportagens enviesadas sobre parte da solução do loteamento Nelson Mandela, depois de tanta luta, cumpre apontar o seguinte:

Não sabemos o quanto os jornalistas e veiculadores destas reportagens conhecem sobre os elementos da história da luta da Ocupação Nelson Mandela. Não sabemos, inclusive, se chegaram a acessar os autos do processo e os termos firmados com a COHAB.
Não sabemos, também, se quem falou ou escreveu criticando os embriões, já morou em uma casa de barraco e sofreu uma reintegração de posse tão violenta como a que sofremos em 2017.

Não são “casas de sapato”, como alguns jornalistas de forma ofensiva escreveram.. Trata-se de um embrião, ou seja, uma primeira etapa das casas definitivas para as nossas famílias. Estes embriões foram uma conquista, diante do que podia ser construído no prazo de 4 meses que o juiz fixou. O embrião não é a casa em si. As famílias conquistaram seus lotes de 90m² e as casas ainda serão construídas com o tempo. Vemos os lotes e os embriões como uma vitória fruto de uma história de lutas da Comunidade, mas a luta continuará! Estamos lutando para garantir financiamento via FUNDAP para a conclusão de nossas casas. Inclusive, outras contribuições também serão bem vindas, basta entrar em contato conosco.
O loteamento Nelson Mandela contemplará não somente as 100 famílias de nossa ocupação, mas mais de 250 outras famílias que lutam por moradia. É um bairro com toda a infraestrutura, devidamente urbanizado. O espaço do loteamento Nelson Mandela era uma propriedade pública sem uso social, e agora garantirá um bairro. É importante que a situação seja vista como um filme e não como uma fotografia.
Sugerimos que nossa luta seja acompanhada mais de perto e não somente agora. O que essa série de reportagens nos parece é que só agora alguém ficou preocupado com a dignidade e as condições de moradia das nossas famílias. Não se viu esta mesma indignação por parte da imprensa quando os barracos das nossas famílias pegavam fogo e nossas crianças dormiam na rua, enquanto a primeira reintegração de posse da comunidade Nelson Mandela acontecia.