BRT e Cecílio (foto carlos bassan – div – pmc – e assessoria – div)

O BRT de Campinas, que deveria estar funcionando plenamente há três anos, ainda tem obras para serem feitas e não se sabe quando termina e se um dia terminará. Para destravar a obra e esclarecer a situação, o vereador Cecílio Santos (PT) propôs a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a execução das obras do BRT em Campinas. Mais uma obra do Brasil, que não tem seguro contra atrasos e problemas na construção de obras públicas.

O vereador questiona, entre outras coisas, o fato de que as obras já tomaram praticamente o dobro do tempo previsto inicialmente e ainda não acabaram. “Agrava ainda mais a situação o fato de que sem as obras estarem concluídas, o BRT não entra em operação. Trechos que já foram concluídos estão se deteriorando sem sequer serem utilizados, destaca o vereador.

O vereador também está preocupado com os custos da construção do BRT. O orçamento inicial era de R$ 451 milhões. Mas este valor já havia sido praticamente todo gasto até o ano passado, mesmo tendo ainda várias obras por fazer.

Para conseguir instalar a CPI, Cecílio precisa coletar as assinaturas de outros dez vereadores. Quando chegar ao número mínimo exigido pelo regimento da Câmara, o pedido de CPI pode ser apresentado formalmente e a comissão é instalada na primeira sessão da Câmara depois do protocolo.

As obras do BRT começaram em maio de 2017 e deveriam ser concluídas em meados de 2020, mas a conclusão foi sendo sucessivamente postergada. Parte das obras foram até inauguradas pelo então prefeito Jonas Donizette, em 2020, mas até hoje o BRT não funciona.

Já no governo Dário, foi anunciado que em julho de 2022 as obras seriam concluídas. Porém, atualmente há vários trechos ainda em obras ou parados. Parte do corredor Ouro Verde, por exemplo, está paralisado porque foi rompido o contrato com a empresa responsável pela obra. Já no corredor John Boyd Dunlop duas obras de grande porte estão apenas começando: o segundo viaduto sobre a rodovia dos Bandeirantes e o viaduto da avenida Transamazônica. No trecho próximo ao shopping Parque das Bandeiras as obras ainda não começaram. (Com informações de divulgação)