Em assembleia realizada no dia 23 de outubro de 2017, entidades, artistas e produtores culturais da cidade de Campinas que compõem o Fórum Permanente de Cultura de Campinas decidiram não participar da organização e realização da Campanha de Popularização do Teatro de Campinas em janeiro de 2018.

O motivo da decisão foi o fato do Fórum não concordar com a metodologia escolhida pelo poder público na proposição de uma lei que se apropria do evento que já vinha sendo realizado há 33 anos pela APTC (Associação dos Profissionais de Teatro de Campinas). Além disso, o Fórum lembra o fato da decisão ter sido tomada sem a ampla discussão com a classe cultural em suas instâncias de participação (Fórum e Conselho de Cultura).

Veja a nota completa publicada pelos integrantes do Fórum Permanente de Cultura de Campinas:

Nota do Fórum Permanente de Cultura de Campinas
Ass: Campanha da Popularização do Teatro de Campinas

Em assembleia extraordinária realizada no dia 23 de outubro de 2017, entidades, artistas e produtores culturais da cidade de Campinas que compõem o Fórum de Cultura, decidiram pela não participação na organização e na realização da Campanha de Popularização do Teatro de Campinas em janeiro de 2018.

A decisão foi tomada por não concordarmos com a metodologia escolhida pelo poder público na proposição de uma lei que se apropria do evento que já vinha sendo realizado há 33 anos pela APTC (Associação dos Profissionais de Teatro de Campinas). Além disso, esta decisão foi tomada sem a ampla discussão com a classe cultural em suas instâncias de participação (Fórum e Conselho de Cultura).

Reconhecemos a necessidade de ampliar as discussões acerca da popularização e difusão das artes do município, mas não reconhecemos nesta lei o espaço necessário para que possamos fazer um debate que contemple toda a diversidade da arte e cultura da cidade.

Convocamos artistas e trabalhadores da cultura da cidade a caminharem conosco nesta decisão, mas convocamos principalmente a se unirem ao Fórum participando das Assembleias e Câmaras Temáticas e na Conferência Municipal de Cultura que será realizada ainda este ano em nossa cidade.

Por fim, solicitamos à Secretaria de Cultura, por meio dos conselheiros representantes da sociedade civil, que seja aberto urgentemente um espaço de escuta e diálogo para construirmos juntos uma lei que atenda as demandas e necessidades da cultura de Campinas. Acreditamos que somente desta forma será possível uma parceria entre sociedade civil e poder público que faça a diferença para a nossa cidade e para a produção de arte e cultura aqui realizada.

Fórum Permanente de Cultura de Campinas
Página no Facebook 
Próxima assembleia: 13 de novembro de 2017 às 19h na Casa de Cultura Fazenda Roseira (R. Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas – SP)