10982491_10206317894255118_7385541354264330552_nNa próxima sexta-feira, 6, das 19h às 21h, acontece no espaço Roda Om, na Vila São João, em Barão Geraldo, mais uma edição da 6ª Venusiana com a vivência “Danças e Cantos Devocionais do Sul da Itália – a paixão no corpo e na alma”, um encontro voltado às mulheres e aos homens que desejam movimentar a sua anima.

Este é o segundo de uma série de encontros mensais, que acontecem geralmente entre a 1ª e a 2º sexta-feira de cada mês. Uma proposta transformadora e mobilizadora da paixão pela vida, pelo que somos e pelo que fazemos, usando a antiga tecnologia da devoção, maravilhosa arte que abre o indivíduo para o amor e o melhor da vida.

O Sul da Itália, que compreende a região da Campagna (Napoli), Sicília, Calábria e Salento, conserva uma riquíssima tradição cultural derivada de antigos cultos pré-cristãos, que entrecruzam raízes gregas e islâmicas e de toda a mestiçagem do riquíssimo caldeirão cultural formado pelos povos do Mediterrâneo.

As variadas danças que servem tanto a eventos profanos, quanto a rituais sagrados e onde, muitas vezes, um se mistura ao outro, relacionam-se ao culto das Madonas Negras, reminiscências de antigas religiões conectadas ao Sagrado Feminino em sua qualidade geradora da vida.

As inscrições para participar da vivência devem ser feitas pelo email: [email protected]. O espaço aguarda as inscrições dos interessados para poder se organizar apropriadamente. A vivência é uma oportunidade para o público adentrar esta tradição bela, envolvente e apaixonante das danças e cantos devocionais.

Homens e mulheres devem ir vestidos com roupas frescas e preferencialmente nas cores branco e vermelho. Mulheres podem ir de saia longa e rodada. A roupa deve ser adequada a se movimentar com liberdade, sem constrangimentos.

As atividades serão conduzidas por Daniela Morais que estudou esta tradição de 2002 a 2012 com a pesquisadora, percussionista, cantora e bailarina Alessandra Belloni em vários de seus workshops e cursos no Brasil e na Itália, também dançando em seus shows. Desde então, tem seguido, com sua pesquisa particular adequando à sua experiência como bailarina e estudiosa do simbolismo sagrado das danças ancestrais de cura e de devoção. Desde 2011, tem ministrado workshops relacionados às danças, canções e percussão do sul da Itália, em cidades como Porto Alegre, Araraquara, Holambra e Campinas. Em 2012, ao lado do violinista Alexandre D’Antonio, criou o grupo cênico musical Taranta Brasiliana, apresentando em vários eventos e teatros da cidade de Campinas.

Mais informações na página do evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)