(foto Vitor Damiani – div)

O espetáculo de dança contemporânea e de danças aéreas Vira Lata do Lixo, concebido pela dançarina e arte-educadora Ló Guimarães, está em circulação pelo estado de São Paulo e terá sua próxima apresentação no dia 24/03 (domingo) Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, às 19h, com entrada gratuita.

A obra aborda o tema social e ambiental de uma forma leve, divertida e poética. Desde a sua estreia, há 15 anos, o espetáculo vem conquistando o público pela relevância do tema, irreverência, plasticidade e originalidade. Vira Lata do Lixo é um espetáculo de dança contemporânea que transita na arte circense, por meio da dança aérea.

A personagem principal é uma cativante moradora de rua que, descartada pela sua sociedade, foi jogada no lixo. Diante desta nova realidade, ela o revira e o transforma para sobreviver, percorrendo uma trajetória que vai da solidão à sua transcendência, elevando-a à condição de ser humano único, livre e protagonista de sua própria história. Neste trajeto, ela vai da margem à transcendência de sua condição social e psíquica, e possibilita ao espectador um reconhecimento de sua própria expressão humana, além de convidá-lo a voar.

Contemplada pelo Edital ProAC Expresso nº 04/2022 – Dança e Performance / Circulação de Espetáculo, a circulação, chamada de Avante – Vira Lata do Lixo, propõe maior longevidade da obra, com a dançarina (Ló Guimarães) e o rigger (Halex Farlys), criadores do espetáculo, ensaiando uma nova intérprete (Luciene Bafa) e um novo rigger (Daniel Salvi). Apesar da larga experiência como coreógrafa e arte-educadora, é a primeira vez que Ló Guimarães transmite um espetáculo resultado de sua pesquisa e roteiro coreográfico para outra intérprete.

“Foi muito prazeroso o processo porque a gente revive tudo da criação, parece que vem tudo à tona novamente e intensificam-se todos os propósitos, as intenções de cada nuance de cena da personagem. É muito bom ver o espetáculo no corpo, na interpretação de outra pessoa. Essa circulação reforça o amor que eu tenho por esse espetáculo. Eu sinto que é uma obra que está para além de mim ou de qualquer pessoa da equipe. Por isso, eu gostaria que ela continuasse independente da minha presença. Não só para que tenha outras dançarinas em cena, para que elas ou nós, em conjunto, possamos perpetuar e ampliar o alcance deste espetáculo por mais algumas décadas, enquanto esse assunto seguir atual. E, infelizmente, depois de 15 anos da criação de Vira Lata do Lixo, ainda temos a mesma realidade”, comenta Ló Guimarães.

Outro aspecto ligado à atemporalidade de Vira Lata do Lixo está no fato de também abordar como tema a capacidade humana da transcendência, proporcionando ao público de todas as idades o encantamento, não apenas pelos voos alçados pela personagem, mas também pela magia dos objetos que ganham vida e cor em cena. (Com informações de divulgação)

Serviço

Vira Lata do Lixo – espetáculo de dança contemporânea com dança aérea

24/03 às 19h no Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Barão Geraldo – Campinas). Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita.