(foto @fabianaribeirofotografia – divulgação)

A artista e historiadora Dalila Zanon realiza a exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” na Estação Cultura, com abertura à visitação neste domingo (19) a partir das 15h e fica em cartaz até 12 de dezembro.

Esta é a primeira exposição das obras de Dalila Zanon, que expressa pela arte a realidade vivenciada em seu ofício como professora de História do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Campinas. As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico e kintsugi, e outras expressões que dialogam com o trabalho proposto.

Há três anos, em seu processo criativo, Dalila utiliza um livro de história que é seu caderno de artista. Sobre as páginas impressas sobre o Brasil colonial (tema de sua pós-graduação), Dalila propõe uma sobreposição, pintando em giz pastel os retratos que se fundem com as páginas impressas, evidenciando que os sujeitos sempre estão inseridos em um contexto histórico.

Professora de História do ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Dalila acolhe alunos que estão retomando o processo de aprendizagem. Em 2022, com uma turma formada predominantemente por mulheres, a dinâmica de compartilhar cartas, documentos, fotografias, músicas e coisas que rememoram momentos importantes nas histórias de vida, professora e alunas se identificaram em várias coisas: no desafio de serem mulheres, no de sustentarem suas famílias, nos cuidados com o outro, mas inseridas em um mundo dominado por homens e que ainda é muito violento com as mulheres.

Impactada pelos relatos, a artista sentiu-se chamada a levar essas histórias de mulheres resilientes e empoderadas para sua arte. Ela explica que assim como nossas vidas nascem em um dado contexto (como a família e experiências na infância), sobre o qual não temos controle, as páginas do livro de seu caderno de artista também refletem e atuam como esse contexto já dado e no qual somos inseridos. (Com informações de divulgação)

SERVIÇO

Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria.

Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas)

Abertura: 19/11 às 15h.

Visitação:De 20/11 a 12/12, Seg.-sex, das 08h às 19h. Sáb., Dom. e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)

Livre e gratuito