(foto dalton chun – ilustr)

O desejo de colocar o teatro a serviço do combate à violência contra as mulheres mobilizou a atriz e diretora Erika Cunha a iniciar uma nova pesquisa cênica e a formar uma equipe 100% composta por mulheres para produzir um espetáculo de teatro de rua inédito, baseado nos artigos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A primeira etapa do Projeto Penha é a seleção de cinco mulheres (não há necessidade de experiência anterior em teatro) que irão participar de uma formação artística com quatro profissionais: as atrizes Brisa Vieira e Naia Pratta (que fazem parte do elenco cênico estável e com as quais as mulheres selecionadas irão atuar), a musicista Aline Marques e a produtora Júlia Conterno. Além disso, elas também participarão de um Ciclo de Palestras sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção existentes em Campinas, junto com a diretora e toda a equipe do Projeto Penha.

Depois, o elenco segue com ensaios e investigações cênicas até outubro, quando está prevista a estreia do espetáculo que terá quatro apresentações nas ruas de Campinas, no centro e também em bairros periféricos da cidade.

Este projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022.

Pré-requisitos

As mulheres interessadas em participar da oficina para a montagem teatral precisam ter mais de 18 anos, ter interesse em fazer teatro e em estudar o tema proposto (a lei Maria da Penha), ser moradora de Campinas, ter disponibilidade para participar da preparação e ensaios sempre às terças e quintas-feiras (de 11 de julho a 26 de outubro de 2023) das 19h às 22h, nal Rosa dos Ventos Morada das Artes, em Barão Geraldo, ter disponibilidade para apresentação nos sábados 07, 21 e 28 de outubro, durante o dia. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de junho pelo formulário disponível neste link: https://bit.ly/selecaoprojetopenha.

Das cinco vagas disponíveis para compor o elenco do espetáculo, a produção destinará ao menos três vagas para mulheres pretas, indígenas, trans ou mães solo. As mulheres selecionadas receberão um cachê no valor de R$ 800,00 por mês, durante a realização do projeto (julho a outubro).

Ciclo de Palestras

Com o objetivo de auxiliar as mulheres envolvidas no projeto artístico a conhecer mais sobre a lei Maria da Penha e os meios de proteção à mulheres, será realizado um Ciclo de Palestras durante o mês de julho, sempre às terças e quintas-feiras. Para esta atividade, serão disponibilizadas 10 vagas ao público interessado, para cada uma das palestras. As inscrições poderão ser feitas de 4 a 10 de julho.

A palestra que abre este ciclo será no dia 11 de julho às 19h, e será conduzida pela advogada Daniela Oliveira da Fonseca. O tema será: A Lei Maria da Penha na rotina das mulheres: uma análise de efetividade. A advogada apresenta uma abordagem histórica e expositiva de motivos da criação e existência da lei Maria da Penha, a definição dos conceitos de violência estipulados pela lei, direitos assegurados na legislação e como buscar ajuda e orientação jurídica.

A segunda palestra será realizada no dia 13 de julho às 19h apresentando o tema Mulheres sobreviventes: Teia de acolhimento, com a médica de família e comunidade Thais Machado Dias. A proposta é promover a troca de experiências, de abordagem e saberes sobre os serviços disponíveis nos Sistemas Únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS). A médica parte da metáfora da aranha e da sua teia, para refletir sobre a rede (pública/estatal e comunitária) para o acolhimento de mulheres sobreviventes de violência.

No dia 18 de julho às 19h, a psicóloga Patrícia Filizola conduz a palestra: Grupos de Fortalecimento de Mulheres com o Círculo de Cultura. Neste encontro a psicóloga abordará a prática do empoderamento de mulheres enquanto processo de fortalecimento e estratégia fundamental para o rompimento do ciclo da violência de gênero.

E finalizando o ciclo de palestras, no dia 20 de julho às 19h a Coordenadora Geral da Associação de Promotoras Legais Populares Cida da Terra de Campinas e Região e Griota Nilvanda Sena apresenta O Que Eu PLP Preta Pude Fazer com as Violências que me Atravessaram? A partir da exibição do Monólogo autoral “Aves Sapiens dos Mangues”, ela fará a contação de sua própria história, destacando a arte enquanto instrumento de transformação de violências e essencial para a manutenção da vida. (Com informações de divulgação)

SERVIÇO

Seleção de mulheres para oficina de montagem teatral

Inscrições: https://bit.ly/selecaoprojetopenha

Vagas: 05

Prazo: até 23 de Junho de 2023 . Resultado: 03 de Julho de 2023

Gratuito

Ficha Técnica – PROJETO PENHA

Direção do espetáculo, idealização e gestão do projeto: Erika Cunha

Produção Executiva e oficina de produção: Júlia Conterno

Atrizes (Elenco cênico estável) e oficinas de teatro: Brisa Vieira e Naia Pratta

Atrizes (Elenco cênico em formação): seleção pública

Musicista e oficina de percussão : Aline Marques

Designer gráfico e Social Mídia: Luana Aline (Crioula Design)

Artista e Produtora audiovisual: Gabi Perissinotto (Gama Audiovisual)

Figurinista: Gaciete Mary dos Santos

Assessoria em comunicação e imprensa: Cecília Gomes

Assessoria Financeira: Giselle Bastos

Palestrantes: Advogada Daniela Oliveira Fonseca, Griota Nilvanda Sena, Psicóloga Patrícia Filizola e a Médica de Família e Comunidade Thais Machado Dias