(foto bob sousa – divulgação)

Espetáculo Águas do Mundo, que é uma adaptação do livro “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” , de Clarice Lispector, ocupa os palcos paulistanos em temporadas gratuitas entre 03 de março e 05 de abril. Com atuação, direção e dramaturgismo de Vanessa Bruno, a peça retrata a jornada de uma mulher que aprende o prazer de existir

Clarice Lispector traz algumas situações míticas envolvendo figuras femininas em pleno Rio de Janeiro ao escrever “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, publicado em 1969.

As apresentações são gratuitas, basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência. A ideia do trabalho é ampliar o debate sobre os estereótipos de gênero e promover reflexões a respeito dos projetos de representatividade, reconhecimento, validação e espaço social da mulher.

No romance, Clarice Lispector transporta narrativas clássicas para o ambiente doméstico, como o mito de Eros e Psiqué (que trata da superação de obstáculos ao amor) e a história da Odisséia, de Homero. A questão central é que os papéis estão invertidos. Por exemplo, no livro, não é Ulisses, um homem, quem parte em busca de autoconhecimento e sim, uma mulher, Lori, que faz sua travessia, enquanto ele a espera.

O capítulo central do romance clariceano foi publicado no Jornal do Brasil com o título Águas do Mundo. que dá nome à peça. A montagem mantém a poética narração em terceira pessoa, e também, os fluxos de pensamento dessa protagonista, que ora conversa com um interlocutor ao telefone, ora se dirige diretamente ao público.

No espetáculo, durante uma ocorrência trivial (banhar-se no mar) uma mulher se vê revelada em uma realidade mais profunda: é quando ela descobre o prazer de viver e de amar. O trabalho também reverte o mito bíblico do pecado original. Ao comer a maçã, a mulher garante a sua entrada no paraíso. Por isso, a Lori de Vanessa Bruno vê no mar seu encontro com a liberdade. Sua grande luta é desaprender a vergonha e a proibição do prazer.

“Esse texto fala sobre aprender a existir sem a necessidade de um outro. Ninguém nos ensina a estar sozinhos. Se você é mulher, parece que deve estar sempre em busca de alguém que te complete, normalmente um homem”, comenta Vanessa Bruno.

Ficha Técnica

ÁGUAS DO MUNDO

Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno

Assistente de direção: Luiz Felipe Bianchini

Preparação vocal: Paula Mihran

Preparação musical: Zeca Loureiro

Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti

Cenotécnica: Diego Dac

Trilha sonora: Edson Secco

Iluminação: Fernanda Guedella

Vídeos: Gabriela Rocha

Voz gravada: Fabrício Licursi

Produção: Corpo Rastreado | Lud Picosque  e Anderson Vieira 

Apoio: Casa das Caldeiras e Jarro

Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]

Serviço

Águas do Mundo – a partir da obra de Clarice Lispector

Duração: 50 minutos

Classificação etária indicativa: 12 anos

TEATRO ALFREDO MESQUITA

3 a 5 de março, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

* 4 de março haverá tradução em libras

Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana

Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a mediadora e professora Gisa Picosque (3 de março), e dramaturgue e performe Cy Andrade (4 de março) e a escritora Aline Bei (5 de março)

TEATRO PAULO EIRÓ

10 a 12 de março, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

* 12 de março haverá tradução em libras

Endereço:  Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a professora e encenadora Verônica Veloso (10 de março), a atriz, diretora, roteirista e dramaturga Michelle Ferreira (11 de março) e a atriz e encenadora Mariana Nunes (12 de março)

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

17 a 19 de março, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

* 18 de março haverá tradução em libras

Endereço: R. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi

Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a jornalista e dramaturga Silvia Gomez (17 de março), a jornalista e escritora especializada na cobertura de violência contra a mulher Cris Fibe (18 de março) e a mestre e doutora em Letras Eliane Fittipaldi (19 de março)

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Espaço Cênico Ademar Guerra

24 a 26 de março, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

* 25 de março haverá tradução em libras

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com o bibliotecário e Dramaurgo Uelitom Santos (24 de março) e a artista e desenhista Vitória Lopes (25 de março)

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

29 de março e 05 de abril, quartas, às 19h

* 29 de março haverá tradução em libras

Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba

Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a atriz e influencer Tarcila Tanhãs (29 de março) e com um convidado a confirmar no dia 5 de abril