(foto fabiana ribeiro -sec cult. – pmc)

Depois de ter sido suspenso nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19, o Carnaval de rua de Campinas está de volta e já tem 65 blocos confirmados. Serão cerca de 80 desfiles dos blocos pelas ruas do município durante o período que começa no pré-Carnaval, no dia 4 de fevereiro, sábado, e segue até dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.

O dia com o maior número de desfiles será no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro. A Secretaria de Cultura e Turismo divulgará em breve mais detalhes sobre datas, horários, itinerários e a relação de blocos que vão desfilar. A Prefeitura concluiu as inscrições dos blocos interessados em participar do Carnaval de Blocos de Rua de Campinas 2023 em 9 de janeiro. 

A próxima etapa do planejamento das ações será feita com os demais órgãos públicos para garantir a infraestrutura, a segurança pública, condições sanitárias, limpeza urbana e monitoramento de trânsito durante todo o evento.

Segundo o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, a expectativa da pasta é que durante esse período o público total seja de cerca de 100 mil pessoas nas ruas do município. “Em todo o Brasil, as pessoas vão às ruas para se divertir e cada vez mais gente procura os bloquinhos para brincar”, disse. De acordo com Rapassi, este ano novos blocos aparecem em regiões da cidade onde não havia Carnaval. 

Entre os blocos inscritos estão alguns bem conhecidos do público, como o “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e os blocos de Barão Geraldo. Há também blocos novos, como o “Cordão Escuta Cheiro”, o “Bloco da Alegria” e os da região do bairro Nova Europa. Além dos grandes blocos, haverá opções para a criançada, tais como o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.

Para quem pensa em levar seus animais de estimação para socializar, há opções como o “Bloco do Cão” e o tradicional “Bloco do Bob”. A programação conta também com o retorno de blocos tradicionais que passaram alguns anos sem desfilar, como o “Afoxé Ilê Ogum” e o “Reunidos na Hora”. (Carta Campinas com informações de divulgação)