(imagem twitter)

Alguns dos campeões do mundo pela Argentina, incluindo Lionel Messi, já pousaram para uma foto em homenagem ao Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça, na Argentina, que é lembrado no dia 24 de março.

A Seleção Argentina de Futebol e a comissão técnica posaram com uma bandeira com os lemas Memória, Verdade e Justiça e demonstraram o compromisso com a defesa dos Direitos Humanos. A data é uma homenagem aos mortos e desaparecidos pela ditadura militar Argentina.

Ao comentar a imagem no Twitter, o cartunista Latuff escreveu: “Agora imaginem se a seleção brasileira, cheia de bolsonaristas, iria posar para uma foto segurando uma faixa em memória dos mortos e desaparecidos na ditadura militar… Por isso a Argentina é nação e o Brasil uma republiqueta de bananas”.

A ditadura militar da Argentina matou cerca de 30 mil pessoas e pelo menos 50 atletas de diversas modalidades.  O ex-jogador de futebol Gustavo Olmedo é um dos poucos atletas que foram identificados. Seu corpo foi enterrado como indigente. Olmedo tinha 19 anos quando foi morto com vários tiros nas costas por agentes a serviço da ditadura. A maioria dos corpos dos atletas ainda está desaparecida.

(link)