Durante o mês de novembro/2022, o auditório da ADunicamp recebeu pela primeira vez o Festival de Cinema Italiano, que em sua 17a. edição, trouxe a Campinas 13 filmes, distribuídos em 19 sessões. A curadoria da programação local esteve a cargo da Diretora de Imprensa da ADunicamp, professora Regina Célia da Silva (CEL), que selecionou produções recentes e inéditas, e também a clássicos antigos.

Diretores Regina Celia da Silva (CEL) e Wanderley Martins (IA) dão boas vindas aos espectadores (fotos Adunicamp)

A iniciativa aconteceu graças a uma rede de apoios e parcerias que envolveram a Embaixada da Itália, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Ufficio Scolastico do Consulado, a Câmara de Comércio da Itália (organizadora do evento), a área de italiano do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp (CEL) e a ADunicamp.

Patrocinado por um grupo de empresas italianas e com o apoio institucional do Estado Italiano, o Festival visa promover e fomentar a distribuição de uma produção cinematográfica que normalmente não entra no circuito comercial brasileiro. A iniciativa faz parte, portanto, de uma política cultural encampada por entidades governamentais e pelo setor privado para apoiar o setor audiovisual do Bel Paese.

As exibições, com entrada gratuita, aconteceram às quartas e aos sábados, com média de 30 espectadores por sessão. Um dos destaques da lista de inéditos foi “Nostalgia”, de Mario Martone, escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023.

A sessão de encerramento se deu com o longa “L’ombra del giorno”, de Giuseppe Piccioni, ambientado na Itália dos anos 30. Um dos mais elogiados pelo público, o filme traz uma temática que, diante da escalada mundial do neofascismo, torna sua trama e roteiro extremamente atuais.

Retomada do CineADu

Após uma longa pausa, o CineAdu retomou sua programação em setembro de 2022, com a Mostra “Elas no Cinema”, que contou com a presença da diretora Maya Da-Rin (A febre).

“Foram mais de dois anos longe da telona. Com o Festival de Cinema Italiano, chiudiamo in bellezza (fechamos com chave de ouro) este ano. O retorno ao presencial implica reconstrução e “reocupação” dos espaços de convivência e sociabilidade. E o CineADu é um rico espaço de encontro da comunidade interna e externa à Unicamp. Estendemos as sessões aos sábados, e tivemos uma ótima participação do público, por isso nossa intenção é continuar no próximo ano”, avaliou a professora Regina Célia da Silva.

A perspectiva é retomar a programação em 2023, com mostras temáticas acompanhadas de discussões e encontros com diretores, roteiristas e profissionais atuantes no campo da produção audiovisual. (Da ADunicamp)

cine italiano 2022 4 — Festival de Cinema trouxe um pedacinho da Itália a Campinas — ADunicamp