O projeto “O Cinema Sul-Coreano Contemporâneo”, realizado pelo Sesc Campinas, exibe no próximo dia 11/10, terça, às 19h, o filme “A Era da Escuridão”, do diretor Jee-Woon Kim. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no dia da atividade na Central de Atendimento.

A película apresenta um grupo de agentes secretos pertencentes a resistência coreana, na década de 1920, que embarca em uma missão sigilosa para tentar contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso policial nipônico, que nasceu na Coreia, está em um dilema entre as demandas da sua realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.

A obra será exibida dentro do projeto “O Cinema Sul-Coreano Contemporâneo”, que, durante o mês de outubro, exibe cinco títulos recentes e representativos da vigorosa produção audiovisual da Coreia do Sul, que surpreendeu o mundo quando “Parasita” (2019), de Bong Joon-ho, ganhou o Oscar de melhor filme em 2020. Após as exibições acontecerá um bate-papo com Vanderlei Henrique Mastropaulo, pesquisador de cinema e geógrafo.

Sobre o projeto

O cinema sul-coreano surpreendeu o mundo quando “Parasita” (2019), de Bong Joon-ho, ganhou o Oscar de melhor filme em 2020. Foi um feito inédito, pois nunca uma obra não falada em inglês havia recebido tamanho reconhecimento. Mas não é de hoje que o cinema da Coreia do Sul colhe premiações, prestígio e fãs ao redor do mundo. Durante o mês de outubro, este ciclo, organizado pelo Sesc Campinas, traz cinco títulos recentes e representativos da vigorosa produção audiovisual do país asiático. Para aprofundar a discussão sobre os filmes, convidamos o geógrafo e pesquisador de cinema Vanderlei Mastropaulo para breves falas após as exibições. Ele também ministra o curso “O Cinema Sul-Coreano Contemporâneo”, discutindo o espaço conquistado pelo cinema da Coreia do Sul no cenário internacional nos últimos anos.

O CINEMA SUL-COREANO CONTEMPORÂNEO
Cinema e Vídeo :: A ERA DA ESCURIDÃO

Dia 11/10, terça, às 19h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Década de 1920. Um grupo de agentes secretos pertencentes a resistência coreana embarca em uma missão sigilosa para tentar contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso policial nipônico, que nasceu na Coreia, está em um dilema entre as demandas da sua realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.
Após a exibição acontecerá um bate-papo com Vanderlei Henrique Mastropaulo, pesquisador de cinema e geógrafo.
(Direção: Jee-Woon Kim | Coreia do Sul | 2016 | 140 min.)
Retirada de ingressos no dia da atividade na Central de Atendimento.

(Carta Campinas com informações de divulgação)