Rio e mar, maresia e temporal, terra e vento. Esses são apenas alguns dos diferentes elementos da natureza que permeiam todo o álbum “Água Clara”, primeiro lançamento do Duo LuS, formado pelas artistas Luciana Viana e Luisa Meirelles. O disco marca a estreia do duo inspirado na musicalidade baiana e goiana, lugares de origem das artistas, e marcado por elementos da música regional, popular, urbana e de câmara. O show de lançamento do álbum acontece neste sábado (12), às 16h, no teatro do Sesc Campinas, com participação especial de Jaques Morelenbaum.

(Foto: Pablo Gea)

“Esse primeiro álbum é fruto da força desse nosso encontro e diferentes vivências. É a convergência do rio com o mar, da água doce e salgada. A vivência do litoral da Bahia de Luisa com o meu Goiás”, reflete Luciana. “Água Clara” apresenta repertório inédito de 10 canções compostas e arranjadas por elas, em parceria ou individualmente. Apenas uma canção do disco, “Barcarola”, não foi composta pela dupla e é de autoria de Fabrício Santana e Pedro Vasconcellos.

O álbum de estreia do Duo LuS aposta ainda na força das importantes parcerias e na criação coletiva. Com isso, “Água Clara” conta com a participação do renomado Jaques Morelenbaum, que já foi premiado com o Grammy como produtor do álbum “Livro”, de Caetano Veloso, e acumula parcerias com nomes que vão desde Tom Jobim até Pedro Almodóvar, passando por Gal Costa, Sting, Milton Nascimento, David Byrne e muitos outros.

Com repertório quase todo autoral, o disco revela a presença feminina como força da natureza. “A água é um elemento que permeia todo o álbum. O nosso encontro de rio e mar, interior e litoral, traduz essa força das águas e sua capacidade de transformação, beleza e versatilidade”, aponta Luisa Meirelles. “É um convite para mergulhar conosco em um disco que é, ao mesmo tempo, particular e brasileiro. Que traz as referências de cada uma, mas celebra a riqueza da música nacional”, acrescenta.

Com sofisticação pouco usual, “Água clara” traduz as referências do Duo LuS por meio da música de câmara, ou ainda com um toque regional e referências da música urbana à Clube de Esquina quando acompanhadas por banda. Sendo assim, o violão de Luisa e a percussão de Luciana – com elementos latino-americanos como o Bombo Leguero – se unem à expressão e precisão dos arranjos vocais elaborados, viola caipira, violoncelo, violino, guitarra, baixo elétrico, teclado, flautas e muito mais. Do interior ao litoral em uma só canção. Da resistência feminina e caipira à pluralidade da música de câmara em um só disco.

“Água Clara” conta com financiamento por meio do programa ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem direção musical de Fábio Torres, Luisa Meirelles e Eddy Andrade, que também assina a produção do álbum e parte dos arranjos. O lançamento também conta com arranjos de Ataualba Meirelles, Luisa Meirelles e Domingos de Salvi. 

SOBRE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

Em conformidade com as legislações municipal e estadual, o público em geral poderá ter acesso ao Sesc Campinas sem a exigência de agendamento prévio (para alguns dos lugares e serviços prestados, no entanto, ele continua sendo obrigatório, dentre os quais, para a Central de Atendimento e a Comedoria), porém, algumas medidas, como o uso de máscara para todos, bem como, a apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19, que evidencie a aplicação de duas doses ou dose única, dependendo da imunização recebida, ainda são necessárias.

Já para as crianças entre 5 e 11 anos, também será necessária a apresentação do referido certificado, evidenciando a aplicação de, ao menos, uma das doses da vacina contra a Covid-19.

Em linhas gerais, aquele que pretende adentrar a Unidade deve apresentar o comprovante de vacinação em formato físico (recebido no ato da vacinação ou impresso nos portais disponíveis) ou digital (disponibilizado pelas plataformas ConecteSUS e Poupatempo Digital) ou ainda, portar uma imagem do mesmo, juntamente a um documento com foto (RG ou CNH, por exemplo).

Dado isso, fique esperto, se proteja, proteja os outros e aproveite para curtir muita arte, cultura, esportes, educação, cidadania, saúde e turismo, seguindo todos os protocolos necessários.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre ingressos, pagos ou gratuitos, entre em contato com a Central de Atendimento do Sesc Campinas através do telefone (19) 3737-1500.

Música :: DUO LUS – ÁGUA CLARA

Com Eddy Andrade, baixo; Fernando Junqueira, bateria; e Victor Polo, guitarra. Participações especiais de: César Pereira, flautas; Domingos de Salvi, viola; Gabriel Peregrino, percussão; e Jaques Morelenbaum, violoncelo.

Dia 12/2, sábado, às 16h

Teatro. 16 anos

Valores: R$ 15,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes; aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados]

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades

Ficha técnica – Água Clara
Voz – Luciana Viana e Luisa Meirelles
Violão – Luisa Meirelles (9 faixas), Victor Polo (2 faixas), Eddy Andrade (2 faixas)
Percussão – Luciana Viana (Bombo le guero), Gabriel Peregrino (percussão e efeitos)
Vibrafone – Gabriel Peregrino
Guitarra – Victor Polo (5 faixas), Eddy Andrade (1 faixa)
Baixo elétrico – Eddy Andrade
Bateria – Fernando Junqueira
Violoncelo – Jaques Morelenbaum
Flauta – Cesar Pereira
Viola – Domingos de Salvi
Piano – Julia Toledo
Violino – Francisco (Pancho) Roa
 
Direção musical – Fábio Torres, Luisa Meirelles e Eddy Andrade
Produção musical – Eddy Andrade
Arranjos – Eddy Andrade, Ataualba Meirelles, Luisa Meirelles e Domingos de Salvi
Captação, mixagem e masterização – Mário Porto
Fotos – Pablo Gea
Figurino – Laura Françozo
Maquiagem – Gabriela Schembeck
Produção Executiva e Administrativa – Ayumi Hanada

(Carta Campinas com informações de divulgação)