O médico nefrologista Crestani Filho afirmou no twitter que estão chegando a UTI pacientes que fizeram o uso precoce de corticoides contra a Covid-19. “De todas as medicações usadas no “tratamento precoce”, a de maior potencial maléfico na própria evolução da doença são os corticoides”, afirmou.

(imagem reprodução twitter – crestani filho)

E relatou estudo científico da National Library of Medicina (publicação do governo dos Estados Unidos) em que mostra números ainda imprecisos sobre os benefícios do uso de corticoides em pacientes de Covid-19 e, em alguns casos, até aumentou a mortalidade.

“Não há nenhum ensaio clínico avaliando corticoides em fases precoces, ninguém sensato está apostando em benefício nesse cenário. É bem debatível se seria ético estudar isso tendo em vista a baixa plausibilidade biológica e os indícios de malefício disponíveis até o momento. Outras evidências de que não é uma boa ser imunossuprimido nas fases inicias da COVID vem da observação que pacientes transplantados (que utilizam imunossupressores, inclusive corticoides) e pacientes com HIV, tem maior mortalidade do que pacientes não imunossuprimidos. Ainda há outro problema, é provável que pacientes que recebem corticoide nas fases iniciais desenvolvam MENOS imunidade e tenham MAIOR risco de se infectar novamente. É sabido q imunossupressão, incluindo uso corticoides, podem inibir resposta duradoura contra infecções e vacinas”, anotou.

Ele também diz que “os corticoides são uma classe de medicamentos que possuem muitos efeitos colaterais, há muito tempo foi hipotetizado que em Pneumonias virais(como a COVID) eles poderiam ser úteis na redução da resposta inflamatória inapropriada, mas até a pandemia de COVID, não tínhamos essa resposta. Na Pneumonia por Influenza, MERS, SARS, por exemplo, haviam dados conflitantes de potencial malefício no uso de corticoides, por isso muitos bons médicos fizeram o mais correto e aguardaram estudos clínicos com corticoides em COVID antes de usá-los, e eles foram publicados”.

Veja publicação: