A quarentena suspendeu a visitação aos centros culturais do Instituto Moreira Salles – IMS, mas o público pode conhecer pela internet as exposições que estarão nas galerias do instituto quando a vida voltar ao normal, além de conferir o que está sendo planejado para o futuro e investigar as mostras anteriores.

Além disso, exposições online, coleções virtuais e passeios 360º às sedes do IMS em São Paulo e no Rio de Janeiro estão disponíveis na plataforma Google Arts & Culture. O público pode explorar detalhes de fotografias em alta resolução e saber mais sobre as obras que estão sob os cuidados da equipe do IMS.

A revista Serrote, ligada ao IMS, também está oferecendo ao público uma série de atividades e conteúdos online.

Toda segunda-feira, na série #IMSquarentena, a revista apresenta um ensaio do seu acervo que ajuda a refletir sobre o mundo em tempos de pandemia. Toda sexta, a Serrote indica textos sobre a pandemia publicados no Brasil e no mundo. Os conteúdos podem ser acompanhadas pelo Facebook da Serrote.

Já a Rádio Batuta traz o podcast “Leituras de quarentena”, no qual artistas, intelectuais e jornalistas comentam os livros que indicam como boas opções para o período de confinamento.

O podcast está disponível na Batuta (https://bit.ly/2UX2pzl), no Spotify (https://spoti.fi/33WzGNL), no Apple Podcast (https://apple.co/2wQNZaG) e no Stitcher (https://bit.ly/2JqpB2d).

Entre as indicações de leitura, está o romance “A paixão segundo G.H.”, de Clarice Lispector, comentado pela escritora Veronica Stigger, para quem a perda da “montagem humana” que sofre a protagonista diz muito sobre o que estamos vivendo.

“O homem sem qualidades”, de Robert Musil, foi indicado pela diretora teatral Bia Lessa. A leitura de “É isto um homem?”, de Primo Levi, foi descrita como “o imperativo moral do nosso tempo tão arruinado”, segundo o cientista político Renato Lessa. A escritora Carola Saavedra, por sua vez, lembrou “A metamorfose”, clássico romance de Franz Kafka.

As atividades online podem ser acompanhadas pelas redes sociais do IMS, Facebook e Instagram. (Carta Campinas com informações de divulgação)