A Cia Os Crespos de Teatro, comemorando seus 15 anos de trabalhos ininterruptos na cidade de São Paulo, apresenta “Terças Crespas 20|20”, uma série de debates e conversas em parceria com o Centro Cultural São Paulo.

(Foto: Roniel Felipe)

Em formato inédito virtual, as ‘LIVES’ serão transmitidas pelo Instagram do CCSP (@ccsp_oficial).

A primeira edição acontece no dia 26 de maio (terça-feira), às 19h30 e traz a poeta, dramaturga e ensaísta Dra Leda Maria Martins, os atores e diretores Lázaro Ramos e Hilton Cobra, e Gal Martins, coreógrafa, arte educadora e gestora cultural.

Estética, política, teoria e ativismo no Teatro Negro brasileiro são os temas deste projeto da “Cia Os Crespos de Teatro”, integrando uma rede nacional que discute e apresenta as muitas poéticas da arte Negra brasileira.

A Terça Crespa é o encontro de artistas negros do teatro, da dança, da literatura, do cinema e da performance, para formação de público, intercâmbio, discussão de temas relevantes à arte negra e construção de material crítico sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por esses artistas, dentro do panorama artístico nacional.

O projeto nasce da “Segunda Crespa”, encontro organizado pelos Os Crespos que, juntamente com a “Segunda Preta”, de Belo Horizonte, a “Segunda Black”, do Rio de Janeiro e a “A Cena tá Preta”, de Salvador, fazem parte de um movimento nacional de fortalecimento da cena negra.

A programação conta com mostras curtas de cenas e performances, leitura de textos teatrais, reflexão dos artistas convidados sobre os trabalhos e bate-papo com o público sobre os temas discutidos em cada encontro.

A proposta de continuidade do projeto, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, visa aprofundar em assuntos que discutam autoria, referências estéticas, novos temas de pesquisa e as relações com a cultura popular negra e as questões sociais; além de fortalecer o Brasil na categoria formação de público iniciada em 2019, que teve ótimos resultados, abrindo diálogo entre artistas, pesquisadores, estudantes, público e os grupos de arte negra. Esse encontro resultou na indicação ao Prêmio Aplau “Destaque”.

Nos meses de maio e junho de 2020, em decorrência do isolamento social, a Cia Os Crespos e o Centro Cultural São Paulo darão continuidade ao projeto através de encontros online, nos quais os assuntos abordados serão discutidos em LIVES no instagram do CCSP e na sequência disponibilizado nas redes da Cia.

Serão 02 horas de bate-papo com 04 (quatro) convidados por edição, e interação com o público.

26/Maio – O desaparelhamento da cultura no Brasil e o impacto nas artes negras – como disputar imaginários numa perspectiva pós-isolamento

Os convidados irão analisar as estruturas da cultura para as artes negras em seus estados e discutirão pontos de vista sobre as perspectivas de futuro no processo simbólico de disputa de imaginários, pensando a continuidade das pesquisas negras após os impactos do Covid 19. Como impedir a desarticulação e o desfacelamento das conquistas dos movimentos negros de arte?

Artistas convidados (confirmados)
Leda Maria Martins (BH) , Lázaro Ramos e
Hilton Cobra (RJ), e Gal Martins (SP)

TERÇAS CRESPAS 20|20
Terça-feira, 26 de maio, às 19h30 pelo Instagram do
Centro Cultural São Paulo
Instagram CCSP: @ccsp_oficial
Convidados: Leda Maria Martins, Lázaro Ramos,
Hilton Cobra e Gal Martins
Apresentação: Lucélia Sérgio e Sidney Santiago
Duração: 120 minutos. Livre

Junho/2020 – “O Teatro Popular e as Matrizes Negras”
Discussão sobre as pesquisas do corpo negro em cena dialogando com as tradições culturais negras. Como os artistas da cena vem pensando as articulações poéticas com o universo da cultura popular e das tradições negras?

Artistas convidados (a confirmar)

TERÇAS CRESPAS 20|20
Terça-feira, 30 de junho, às 19h30 pelo Instagram do
Centro Cultural São Paulo
Instagram CCSP: @ccsp_oficial
Convidados: A confirmar
Apresentação: Lucélia Sérgio e Sidney Santiago
Duração: 120 minutos. Livre

Equipe e Ficha Técnica – Terças Crespas
Realização: Os Crespos e Centro Cultural São Paulo
Curadoria e apresentação – Lucélia Sergio e Sidney Santiago Kuanza
Produção e divulgação– Rafael Ferro
Registros e vídeos – Edu Luz
Designer – Rodrigo Kenan

(Carta Campinas com informações de divulgação)