A Unicamp cria nesta terça-feira, 21, o Centro de Estudos Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Faculdade de Educação (FE). A iniciativa encampada pela Unicamp partiu da Comissão Especial de Estudos Sobre a Lei 10.639/03 da Câmara de Campinas, que é presidida pelo vereador Carlão do PT.

(foto romerito pontes cc)

A comissão e o Fórum de Educação e Diversidade das Relações Étnico Raciais têm discutido as questões raciais na região, bem como as ações de enfrentamento ao racismo e discriminação racial.

O objetivo é congregar pesquisadores, estudantes, professores da educação básica, membros dos movimentos de luta antirracista, representantes dos povos tradicionais de matriz africana e o poder público, na perspectiva da produção de conhecimentos voltados ao estudo das questões raciais e ampliação de saberes relativos à História Africana e Afro-brasileira. Para o vereador Carlão, essa interlocução entre a universidade e a sociedade vai contribuir para projetos e ações de enfrentamento do racismo.

Desde 2015, a comissão e a Unicamp realizam a Pesquisa “A Consolidação da Lei 10.639/03 no Município de Campinas”, que também envolve o Instituto Federal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal dos Vereadores. A pesquisa teve seu relatório aprovado pela Câmara Municipal de Campinas e foi publicado pela Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

“Não temos dúvida de que é a Unicamp o espaço qualificado para abrigar um Centro dessa magnitude e com esses objetivos, estamos dando o primeiro passo neste evento de lançamento no dia 21/5, data alusiva a “Semana de Solidariedade aos Povos Africanos – Lei Municipal nº 10.196 de 18 de Agosto de 1999 e Lei Estadual nº  11.549/2003”, afirma o vereador Carlão do PT.

O lançamento oficial acontece nesta terça-feira dia 21/05, às 9h30, no Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp será realizada cerimônia de lançamento do Centro de Estudos Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da universidade.