(Foto: Divulgação)

O ATAL 609- lugar de investigações artísticas recebe os artistas Cesar Forero (Colômbia-Canadá) e Alex Boudreault (Canadá) para uma série de ações sob curadoria de Cecília Stelini. As performances do duo incluem dança, poesia e movimentos acrobáticos em alusões anímicas e miméticas às formas encontradas na natureza. As apresentações ocorrerão em três datas/locais:

“Revoando”
Instalação e Performance
Abertura 17.05 | 19h 
no Espaço Cultural ToTe
Av. Dna Maria Franco Salgado, 260 – Sousas, Campinas – SP 
Visitação até 08 de Junho
Atividade Gratuita

“Pedra Humana”
Performance | 23.05 (qui) | 19h
Atividade Gratuita
no ATAL609-lugar de Investigações Artísticas
Rua Antônio Lapa, 609- Cambuí- Campinas-SP

Performance | 25.05 (sab)
Atividade Gratuita
no Subsolo Laboratório de Arte
Rua Proença, 1000- Bosque- Campinas-SP 

“Revoando”
Este projeto é criado a partir do movimento em bando de pássaros. Os estorninhos são bem conhecidos por seu voo coordenado, que aos milhares criam a aparência de um pássaro ou criatura gigante. Em certo sentido, andorinhas juntas são como uma nuvem de pássaros que carrega uma identidade mística e metamórfica. Esse fenômeno encanta a imaginação dos artistas e poeticamente chamaram-no de “Murmuros” – uma nuvem celestial, poderosa e sutil, que contém segredos e mensagens.

No espaço da galeria, a representação física de uma murmuração está sendo criada. Uma instalação de 1250 aves é proposta, pequenas do tamanho de uma mão e feitas em tecido. A composição traz ao espectador a possibilidade de imaginar estar na presença de um animal gigante.
O uníssono do movimento dos dançarinos, atuando e dançando no chão, torna-se uma representação do rebanho acima criado no espaço da galeria. Um poema de autoria de Cesar Forero que se torna uma música que é tocada durante a dança. A música para o projeto é composta por Julio Arboleda-Forero.

Cesar Forero (Canadá-Colômbia)- Artista multidisciplinar com formação em arquitetura, escultura, pintura, dança e performance. É Mestre pela Minnesota State University e também em Belas Artes pela Universidade de Waterloo, Ontário. Trabalhou como professor de arquitetura, design e arte em nível universitário na Colômbia, nos Estados Unidos e no Canadá. Sua obra é exibida em coleções públicas e privadas na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Finlândia, Alemanha, Japão, Reino Unido, Taiwan e Estados Unidos.

Alex Boudreault (Canadá) – Fotógrafo de natureza, bailarino e acrobata, Alex incorpora dança, patinação artística e posições de yoga em ações de estátua viva. A pintura corporal, os trajes e acessórios recriam o diálogo visual e a narrativa de cada projeto. É estudante da Humbler College em Toronto- Ontario (Canadá).

(Carta Campinas com informações de divulgação)