Em situação complicada com a prisão do secretário Silvio Bernardin nos escândalo de Corrupção do Hospital Ouro Verde, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), agora foi alvo do Ministério Público Federal (MPF), dentro da Operação Alba Branca, que apura desvio de verba na merenda escolar. É o famoso caso que ficou conhecido como ‘Máfia da Merenda’.

(foto carlos bassan – pmc)

Além de Jonas, ex-prefeito Pedro Serafim (PRB) e servidores municipais também foram denunciados pelo MPF, que apura desvio de R$ 2,8 milhões.

Com a nova denúncia, a situação de Jonas Donizette se complica na Câmara de Vereadores, que deve votar uma comissão processante contra o prefeito.

Segundo essa investivagação do Ministério Público no caso da merenda escolar, Jonas foi acusado por dispensar indevidamente a licitação relacionada à merenda e desvio de verbas públicas em proveito de terceiros. Os recursos desviados provinham do governo federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).Os denunciados negam as acusações.

Documentos mostram que Máfia da Merenda tirou dinheiro de Campinas em 2013