Os vereadores que apoiam o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) tiveram que aceitar a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito.

Todos os 32 vereadores presentes aprovaram a instalação de um Comissão Processante contra o prefeito.  O vereador Carmo Luiz (PSC) estava ausente.

O Comissão Processante vai  apurar a responsabilidade de Jonas Donizette nas denúncias que apontam o desvio de erca de R$ 7 milhões envolvendo o convênio entre a Organização Social Vitale e o Hospital Ouro Verde, investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pode levar à cassação do prefeito.

A mudança de rumo da base é uma tentativa de escapar da escalada de notícias negativas contra o prefeito. Há mais de um ano cerca de 25 vereadores impedem qualquer investigação, mesmo com os escândalos de corrupção. Agora, diante da terceira fase a Operação Ouro Verde, que prendeu um secretário municipal, e a denúncia de hoje do Ministério Público Federal (MPF), no caso do escândalo da merenda, os vereadores aceitaram a abertura da Comissão.

A ideia da base do governo Jonas é controlar a Comissão Processante para tentar evitar a cassação do prefeito.