Dois estudantes estudantes, sendo um do Instituto de Economia da Unicamp, foram detidos pela Guarda Municipal ao fazer panfletagem para o candidato Fernando Haddad (PT), na regição central de Campinas nesta terça-feira, 16.
Segundo relatos, eles estavam na frente do portão do Terminal Central de Campinas, panfletando material de divulgação do candidato Fernando Haddad.
O local em que estavam é um ponto tradicional de panfletagem e nunca houve relatos de repressão. O local é do lado de fora do portão do Terminal. Guardas Municipais tentaram impedir a panfletagem. Ao tentarem questionar os guardas sobre a repressão, os estudantes disseram ao telefone: “não vivemos em uma ditadura, a ditadura parece que voltou”. Um dos guardas teria respondido: “Sim, a ditadura militar voltou, graças a Deus!”.
O Centro Acadêmico do Instituto de Economia repudiou a ação da Guarda Municipal. Veja nota do Centro Acadêmico:
NOTA OFICIAL DO CENTRO ACADÊMICO DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP – 16/10/18
O CAECO vem por meio deste comunicado relatar o fato ocorrido no dia de hoje, terça-feira (16/10/18), concernente à detenção de dois estudantes, sendo um deles oriundo do Instituto de Economia, pela Polícia Federal com sede na Rua Dr. Antônio Alvares Lobo 620, Botafogo, Campinas.
Os indivíduos, exercendo seu pleno direito de ir e vir e se manifestar politicamente, foram detidos por uma autoridade da Guarda Municipal de Campinas. A alegação para que houvesse tal cerceamento de liberdade foi a de que, tendo como base uma Lei Eleitoral que não permite panfletagens de caráter político em logradouros públicos, não se poderia praticar tal ato naquele local. A grande problemática envolvida em tal conduta dos representantes da segurança pública, no entanto, é que os estudantes estavam em uma área que não condiz com os termos previstos nessa suposta lei. É um ponto tradicional de panfletagem. Sendo assim, houve um claro abuso de autoridade, sendo evidenciado até pelo diálogo travado entre as partes, com clara e explícita apologia aos tempos sombrios de ditadura proferida pela parte acusadora.
Livro ‘Infância Roubada’ traz histórias de crianças torturadas na Ditadura de 64
Como instituição que em primeira instância zela pelo bem-estar de seus congregados, o centro acadêmico repudia veementemente os direcionamentos tomados pelas autoridades competentes e reitera sua preocupação com os rumos que a democracia brasileira vem tomando. Desde sua criação, o Instituto de Economia luta por uma sociedade mais igualitária e que respeita o Estado Democrático de Direito. Vivemos em tempos de obscurantismo, com uma escalada do reacionarismo e da violência estimulada pela polarização do cenário eleitoral. O que é inaceitável, todavia, é o uso da máquina pública em prol de determinados interesses, sejam eles de qualquer natureza.
Abaixo há o relato dos envolvidos:
“Às 10h30 da manhã do dia 16 de outubro, os estudantes estavam na frente do portão do terminal central de Campinas, panfletando material de divulgação do candidato à presidência da república Fernando Haddad. O local em que estavam é um ponto tradicional de panfletagem e não há relatos de repreensão.
Um guarda municipal os abordou alegando ser proibido panfletar em instituições públicas. Os dois colocaram que conheciam a legislação eleitoral e que por isso estavam do portão para fora, pois haviam compreendido que o portão seria uma demarcação física do limite do terminal. Porém, o guarda insistiu que aquela área também pertencia ao terminal. Os estudantes então questionaram onde tava escrito que aquela área era do terminal. O guarda se sentiu ofendido com o questionamento e se exaltou, acuou e constrangeu os estudantes. Apreendeu seus materiais de panfletagem e chegou a dizer que eles não poderiam falar.
O público começou a se aglomerar em volta, assistindo o que estava ocorrendo e os dois jovens passaram a explicar em voz alta a situação para quem passava. Em dado momento, os jovens afirmaram que tal atitude era autoritária e que se assimilava a uma volta da ditadura militar, ao que o guarda respondeu “Sim, a ditadura militar voltou, graças a Deus”.
Eles foram levados para a Polícia Federal, que encaminhou para o Distrito Policial e agora estão detidos na Polícia Federal. Já conversaram com os advogados, já estão cuidando da situação, e agora estão aguardando serem chamados para depoimento.”
Centro Acadêmico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 16 de outubro de 2018
Veja vídeo:
Uai, porque não estavam na escola estudando para fazer este país melhor ?
O horário de estudos existe por um motivo. É matutino, vespertino noturno ou integral, existe uma hora pra respirar. Não é necessário ficar 24 horas estudando, por mais estranho que possa parecer pra você.
Bjus de luz.
Paz!
Porque depois que essa bagunça se generalizar,não haverá mais um país pra melhorar,vai ser simplesmente abaixar a cabeça e aceitar o q esses vermes farão com o Brasil ou morrer do lado de lá de um fuzil!!!!
Você é uma vergonha para a nossa geração. Tentando desviar o foco de uma questão extremamente importante desqualificando os envolvidos, mesmo sem ter absolutamente nenhum conhecimento sobre eles. Tudo porque concorda com a opressão policial e vai votar no Bolsonaro.
Os alunos, com certeza tem o direito de manifestar suas opiniões políticas, mas no horário em questão deveriam estar em aula que é paga com nossos impostos e não na rua!
Pq sao adultos e podem fazer o que quiserem e estiver dentro da lei no horario livre. Pq a guarda nao prendeu ainda quem rouba celular ali perto?
Realmente tinha que estar estudando, e o instituto vem defender eles.
A Unicamp é local de aprender, ter conhecimento, e pagamos para eles fazer campanha política no horário de aula.
Afinal quem paga os estudos deles são nossos pesados tributos e não são dirigidos para pagar matação de estudo. Desvio de função.
Meu caro, você é um completo imbecil.
Vc poderia ter estudado mais pra usufruir do imposto que vc paga, ao invés de reclamar!
É no mínimo REVOLTANTE ,um ato de extrema REPRESSÃO,mas estamos e Sempre estaremos contra esse tipo de governo. Nosso modelo é pelo povo e para o Povo e não minorias que sequer pagam seus impostos…
Disse e “”desdisse”… Acho que estava fora da escola também panfletando…
Repressão é sempre revoltante, mas matar aula é muito mais.
Tenho dó dos pais que pagam republica, material, nós pagamos impostos que, parte dele e destinado aos estudos…
Eles tem liberdade de panfletar onde quiseram se não estiverem no horário de estudos!
Não é bem assim. Independentemente de estarem ou não no “horário de estudos”, se apurada como verdadeira a fala do GCM, essa fala foi infeliz. Ele deveria apenas cumprir seu papel: orientar sobre panfletagem. Parece que o funcionário municipal se deixou levar por uma provocação feita pelo estudante. PM, GCM não devem fazer tribunaizinhos nas esquinas.
Voto em Bolsonaro. Não apoio atitudes abusivas de quaisquer pessoas colocadas em posição de autoridade.
O que temos visto é muito extremismo. Atitudes assim acabam maculando as propostas do candidato. Não apoio nenhum dos dois, mas me pergunto como vai ser se o Bolsonaro ganhar, já que alguns simpatizantes dele estão matando e agredindo durante o período das eleições. Eu votei nulo justamente por causa de atitudes como essa e muitos relatos que tenho visto. Não se constrói nada bom usando de violência e falta de respeito.
Quanto apelo, coitados… Agora todos os dias teremos vítimas. Fala sério… Agora querem usar a guarda municipal pra se vitimizar.
Ué cadê as provas ? A palavra deles agora valem como verdade absoluta, porque não estava estudando ?
Nao julguem Amanha pode ser vcs seus filhos as pessoas que vcs amam sendo caladas por esse modelo de governo de odio a morte do mestre de capoeira e responsabilitade desse senhor ele nao era bandido mais odio que esse senhor espalha nao e a solucao jogando seu povo contra seu povo tentem ouvir tudo que ele fala e muinto grave a nossa liberdade nao tem preco ele infelismente nao e a saida.
Isso é uma tremenda vergonha desses caras por não sabem de nada e não sabem o que falam. Deveriam colocar ou fazer concurso pra selecionar guarda municipais mais cultos e conhecedora da lei e da história do país. O Brasil não ganha nada e nem a sociedade com esse autoritarismo imbecil e fora do contexto da sociedade contemporânea que nós vivemos.
Uma coisa horrível e lamentável que temos que repudiar e a sociedade tem que pedir e agir agora pra que não tenhamos esses tipos de agentes públicos.
Uma vergonha.
Além do meu guarda municipal não é polícia.
Uma vergonha para o Brasil e a sociedade brasileira.
Esse tipo de repressão tem que ser repudiada e banida de vez do nosso país.
É uma clara demonstração da aderência ao bolsonazismo que cresce no país. Não é impossível, mas há um árduo caminho para se manter a democracia no Brasil.
So cego nao ve o rumo que o cenário político instaurou no país. O que se percebe claramente é que as ideias implantadas na cabeca dos eleitores do Jair Bolsonaro é que o ninguem ira ter direito a nada. E claro ver brotar de todos os cantos as pessoas preconceituosas que tinham medo de se manifestar e atacar o direito das outras pessoas.
Vale tudo nesta reta final pra enaltecer a marionete e embrutecer aquele que representa a esperança de uma nação fustigada pelos desmandos e corrupção. Isso pode ser resumido em uma única palavra: DESESPERO. Os tempos estão mudando!
Eu acho que os estudantes podem e devem panfletar , agora não favor de partido político e demonstrando respeito as autoridades que fazem a segurança pública ..
Primeiramente, se houve abuso, a lei de abuso de autoridade e a 4.898 e permanece vigente desde 1965.
A ditadura miitar não voltou e Guarda Municipal não é Militar. No caso é servidor Civil, do município, governado por um partido socialista PSB.
Então, estas declarações não fazem o menor sentido e a conduta individual do agente público deve ser apurada segundo os princípios republicanos do devido processo legal.,
Fala e atitude infeliz desse servidor municipal. Espero que ele responda por seu ato. Não se trata aqui se alguém vota num ou noutro candidato; trata-se de um “bate-boca” tolo a que se prestou o funcionário da Guarda Municipal. Parece que ele quis fazer um tribunalzinho ali na rua mesmo(?).
Eu não voto em Haddad.
Os guardas estão certíssimo fazendo o seu trabalho, preservando a cidade com tanto lixo espalhado.
São uns mimados sem regras, quando precisam obedecer alguém ficam todos dando de vítimas. Mas infelizmente essa e uma cultura podre que vem se arrastando nos últimos anos. Os guardas certamente disseram isso pois todos estamos cheios desse papo de que a ditadura voltara, eles ironizaram. Agora vão culpar o Bolsonaro pela indisciplina e falta de respeito deles. Apoio a guarda.
Procura pensar direiro, a pessoa ser a favor de uma atrocidade social dessa natureza é o cúmulo da idiotice e medíocridade.
O que esses maus profissionais dessa guarda fizeram foi um absurdo social que a sociedade não pode aceitar.
O povo tá pedindo mesmo e o fim da democracia brasileira lamentável isso
Antonio, poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário que pode conter informações incorretas, expressão de ódio, preconceitos, ideologias racistas, marketing político disfarçado ou outros problemas só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia e o link da página pessoal do autor, desse tipo de comentário, poderão ser colocados ao lado do comentário, caso seja publicado. Para ser aprovado, alguns comentários precisam ter consistência de dados e citação de elementos de provas documentais das afirmações.
Lucas, poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário que pode conter informações incorretas, expressão de ódio, preconceitos, ideologias racistas, marketing político disfarçado ou outros problemas só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia e o link da página pessoal do autor, desse tipo de comentário, poderão ser colocados ao lado do comentário, caso seja publicado. Para ser aprovado, alguns comentários precisam ter consistência de dados e citação de elementos de provas documentais das afirmações.
É lamentável algumas pessoas defendendo atos de ditadura, as pessoas estão cegas e não vem o caos que se está se instalando com essa ideia do governo fascista que será eleito.
Bom , só para mostrar existi abuso de autoridade vou contar o que correu comigo : estava em uma rua e tinha um semáforo simples, que me permite converter a esquerda , sem placa de proibição também para não ter dúvidas, me mantive a esquerda acima da linha de pedestre para os carro mantivessem a passagem a minha direita , então escuto um sirene , saiu da passagem passo o farol sem a conversão e paro no acostamento, o guarda municipal me fala vc esta errada não pode fazer isso , digo isso é converter a esquerda o que é que está errado, é semáforo simples não a placa de proibição, ele se justifica mas é complicado, complicado, falo a ele não : isso é lei de trânsito, mas ele diz que para ele é errado e se pudesse me multava , ele não têm que achar tem que estar correto e hoje é assim não gostei tenho autoridade te prejudico ou dou o famoso jeitinho brasileiro, o muda ate a história , eu acho que tem excesso sim em algumas situações
Só gostaria de entender se já foram liberadas as panfletagem para a campanha segundo turno, porque se não , estão sim cometendo crime eleitoral, porém por outro lado acredito que não seria necessário a prisão, infelizmente o que vemos nesses dias de escolha de candidatos é toleratole zero ao invés de haver a preocupação com um país melhor.
Segundo o TSE a distribuição de propaganda de campanha pro segundo turno está liberada desde 8 de outubro. http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Outubro/candidatos-do-2o-turno-ja-podem-realizar-carreata-e-distribuir-material-de-propaganda
Lei é lei. Se não pode panfletar em lugar público, vá para outro lugar e ponto! Mas é bem o tipo de gente que defende o PT.
Bolsonaro está pedindo votos para si em lugar público como instalações da PF e delegacia da PM. E quem deveria prendê-lo por isso está permitindo e protegendo!… Lei é lei, mas para os amigos, não?!…
É a GM voltando às origens autoritárias dos tempos de Ruiryllo Magalhães?!… Com a palavra nosso prefeito Jonas Donizete!