A juíza substituta da 7ª Vara Federal Criminal, Caroline Vieira Figueiredo, aceitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro de restabelecimento da prisão preventiva do empresário da área de transporte, Jacob Barata Filho.

No entanto, o empresário, que foi solto pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes que é padrinho de casamento da filha do empresário, já está preso. Ele foi preso esta semana por causa de uma outra operação da Polícia Federal, chamada de Cadeia Velha. Com dois pedidos de prisão, para soltá-lo novamente Gilmar Mendes terá de emitir dois habeas corpus. Gilmar Mendes já soltou dois habeas corpus em menos de 48 horas para o empresário Daniel Dantas.

A nova decisão da juíza considerou descumprimento de medidas cautelares determinadas, em agosto, por Gilmar Mendes para permitir a saída do empresário da Cadeia Pública no Rio e cumprir prisão domiciliar. Barata Filho tinha sido preso no âmbito da Operação Ponto Final, a 12ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A defesa de Jacob Barata Filho considerou a nova prisão ilegal. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)