Alunas do projeto - credito Andrea de Lima (640x427)Na próxima quinta-feira (25/08), às 19h30, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, recebe o desfile que inaugura a exposição do projeto “Memórias Vestidas”, responsável por reunir, no último mês, idosas e jovens em oficinas gratuitas de criação de moda. Ao longo de dez encontros, as alunas dedicaram-se à reconstrução histórica e poética de trajes marcantes na trajetória dos participantes, que agora são expostos ao público.

O nome do projeto, que é produzido pelo VID Estúdio Criativo, com financiamento do ProAC de Artes Integradas, aponta, poeticamente, para seu objetivo: vestir memórias. O público-alvo, a princípio, era de idosos, mas o interesse manifestado por jovens acabou por abrir o projeto à interação entre diferentes gerações, que se encontraram no compartilhamento de memórias e de noções de modelagem, desenho e costura.

D. Maria Margonaro Rodrigues, de 78 anos, participou da oficina ao lado da neta, Iara Silva Rodrigues, de 18 anos. Revisitando memórias de quando conheceu seu marido – e avô de Iara -, seu Wenceslau, D. Maria reconstruiu um vestido nos moldes dos que ela usava na época em que se apaixonou. “Foi extraordinário resgatar uma memória tão distante, de mais de 57 anos atrás, que marcou muito a minha vida”, declara D. Maria. “E poder deixar para a minha neta essa raiz, que é a costura… ela vai seguir em frente, tenho certeza”, diz, emocionada.

Iara é uma dos 17 netos de D. Maria e a única que que tem o desejo de seguir carreira na moda, por gostar tanto de costura, que sempre foi a profissão de sua avó. “Essa experiência de ouvir um pouco da história de amor dela e ver o vestido sair do papel enquanto trabalhávamos juntas não tem preço, vou guardar essa memória comigo para o resto da vida”, afirma Iara, cujo projeto reconstruiu uma roupa da infância.

Essas “memórias vestidas” de D. Maria e Iara fazem parte de uma coleção de 13 trajes, realizados por onze participantes, entre jovens e idosos, que abarcam diferentes épocas. No desfile, os próprios participantes desfilam suas criações, que estarão abertas à visitação até 22 de setembro, em exposição no próprio MIS, onde ocorreram as oficinas.

O projeto foi concebido e realizado pelas figurinistas Anna Kühl e Aline Barbosa, que estão satisfeitas com o resultado. “Um dos pontos altos desse projeto foi a convivência entre diferentes gerações, que têm muito a trocar. Os jovens, com a energia e a disposição para a pesquisa, a familiaridade com a internet, ao lado de idosos preenchidos de histórias, memórias e uma habilidade para a costura lapidada pelo tempo e pela experiência”, declara Anna. “E agora chega um novo momento importante, que é abrir espaço para que eles compartilhem com o público essa produção”, finaliza Aline. (Carta Campinas com informações de divulgação)

De 25/08 a 22/09
Abertura e Desfile – Dia 25/08, às 19h30
Horários de visitação – Terça a domingo, das 9h às 20h
Entrada Gratuita
Local: MIS Museu da Imagem e Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas SP
Telefone: 19 3733-8800