Corpo Sentado_Crédito_Christian Laszlo_1 (640x427)No próximo sábado (25/6), às 20h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas (SP), a premiada bailarina Jussara Miller apresenta o solo de dança “Corpo Sentado”.

Amparada por diversas muletas tecnológicas, entre as quais as redes sociais e as inúmeras ofertas do universo televisivo, a cultura contemporânea tende a silenciar os movimentos das pessoas. Ao perceber tal situação, a premiada bailarina Jussara Miller resolveu dar um grito de alarde e fazer uma provocação para acordar esse tal sedentarismo. O resultado poético da ação está impresso no solo de dança.

A primeira versão de Corpo Sentado nasceu (literalmente) sentada, há 10 anos. Afinal, tratava-se do experimento prático de dissertação de mestrado de Jussara, defendida no Instituto de Artes da Unicamp. Na época, o resultado, além da conquista do título de mestre, foi o solo e a publicação do livro A Escuta do Corpo. Em comemoração aos 15 anos do Salão do Movimento, espaço de investigação de dança fundado pela bailarina, em Campinas, Jussara resolveu conduzir o espetáculo novamente à cena. Para tanto, contou com o edital Circulação de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo, do ProAC. Além da apresentação do solo por 10 cidades do interior paulista, a temporada oferece a oficina gratuita A Escuta do Corpo, ministrada pela coreógrafa.

A fim de remontar a nova versão do espetáculo, Jussara convidou o diretor e dramaturgista ítalo-argentino Norberto Presta. Por sinal, trata-se do quinto encontro entre os dois, que trabalharam anteriormente em Fuga! (2007), Clariarce (2010), Cá entre Nós (2011) e no solo premiado Nada Pode Tudo (2015). Em Corpo Sentado, Norberto assina tanto a direção quanto a dramaturgia do espetáculo. “Não somos porque pensamos. Somos porque os sentidos nos movem, dança sensorial que move o pensamento… danço logo existo!”, define o diretor poeticamente o solo.

No princípio, como agora, o solo trata de um corpo contemporâneo fixado, abandonado, acomodado, sedentário e estático. Muitas vezes, é claro, alimentado pela gama de informações e viagens oferecidas pelas telas da tevê, do computador e dos celulares de última geração. A partir dessa situação, a remontagem continua a refletir a cultura atual do não movimento, como destaca a bailarina, mas sem oferecer um juízo maniqueísta de valores ou moralista. Por isso, não busca dar respostas ao ‘corpo sentado’ do espectador, mas provocar uma reflexão. Instigar e causar sensações.

“Por trabalhar com a consciência do movimento na dança, percebo a grande importância que é a escuta do corpo em prol da compreensão de nossa expressão. E isso não está ligado somente ao bailarino, mas a todo ser humano. Cada vez mais, vejo que a cultura contemporânea nos leva para o não movimento. Até parece que a melhoria de qualidade da vida vem justamente com esse não movimento. Com isso, estamos cada vez mais nos ausentando, não mais escutando o outro e nos individualizando. Afinal, o ‘corpo sentado’ atual vem totalmente vestido de tecnologia”, provoca.

O encontro harmônico entre dança, fotografia e literatura se tornou a principal marca da linguagem da bailarina. Em Corpo Sentado, Jussara lança mão dos dois primeiros, continuando a parceria de quase três décadas com o fotógrafo Christian Laszlo. Afinal, cabe a ele assinar as imagens que são projetadas, por meio de duas telas, durante o espetáculo. “O trabalho faz um paralelo com essa excessiva oferta de imagens em nossa sociedade. Porém, nada é óbvio e sim provocações abstratas. A imagem serve como impulso e percebo o quanto ela reverbera em mim durante a dança”.

Além disso, na opinião da bailarina, Corpo Sentado vem carregado de um pensamento crítico do próprio processo da dança contemporânea no Brasil. “O que é falar de dança, hoje? Para mim, o entendimento da dança está sempre em processo, não é algo engessado”, avalia Jussara.

Ministrada pela coreógrafa e professora Jussara Miller, a oficina A Escuta do Corpo está direcionada a bailarinos, atores e pessoas interessadas na pesquisa do movimento, a partir de 15 anos. Detalhe: não é preciso ter experiência anterior em dança. Durante o encontro prático de duas horas, “será trabalhado a improvisação em dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando o corpo presente a partir do referencial somático com a prática da Técnica Klauss Vianna”, destaca Jussara. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Corpo Sentado
Quando: Sábado (25/6), às 20h
Onde:  Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, em Campinas/SP. Telefone: 19 – 3272-9359)
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 55 minutos
Informações: www.salaodomovimento.art.br
Oficina
A oficina gratuita A Escuta do Corpo será ministrada sábado (25/6), das 10h às 12h, no Salão do Movimento (Rua Abílio Vilela Junqueira, 712, Guará, Barão Geraldo, em Campinas/SP). Ao todo, serão oferecidas 15 vagas por ordem de inscrição pelo e-mail: [email protected]