(Des)equilibrandoAvessos_Dançaberta_Divulgação_LeonardoLin (640x427)Nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, às 20h, o grupo Dançaberta, de Campinas, apresenta no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, o espetáculo de dança contemporânea “(Des)equilibrando Avessos”.

Sob a direção da coreógrafa e docente do Instituto de Artes da Unicamp Júlia Ziviani, com assistência de Juliana Silveira, o espetáculo traz à cena as bailarinas Ayumi Hanada, Cléo de Paula e Daniela Pistoni. A temporada 2016 da montagem, contemplada pelo prêmio ProAC Circulação de Espetáculo de Dança, passará por oito cidades do estado: Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Araraquara, São José dos Campos, Catanduva, São Carlos e Caraguatatuba. Em quatro delas (Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos), haverá a realização da oficina gratuita Criação em dança a partir de objetos somáticos, ministrada pelo grupo.

Alinhado à forte identidade do grupo, a de combinar na cena a técnica, a poética e o processo de criação, (Des)equilibrando Avessos começou de forma colaborativa. “O material criativo surgiu de experimentações das dançarinas com objetos cênicos que provocavam instabilidade, assim como estímulos e motivações pessoais, que instigaram as criadoras a investigarem seus próprios ‘avessos’”, conta a bailarina Ayumi Hanada.

A proximidade com a plateia, bem como o uso de movimentos oriundos da vivência pessoal e cotidiana de cada bailarina, tem destaque no espetáculo. Não por acaso, o público fica disposto em um círculo, próximo ao trio, “pois as intérpretes quando falam das relações sociais, principalmente do quanto elas interferem e provocam conflitos internos do ser humano, encontram uma ressonância de suas ações no espectador”, explica a bailarina Cléo de Paula.

A fim de dar sonoridade ao trabalho, o Grupo Dançaberta convidou o pianista Marcelo Onofri para compor e gravar a trilha sonora da montagem. Para tanto, o músico acompanhou dois meses de ensaios. “Apesar de a trilha ter sido em parte composta a partir da música do compositor J.S. Bach (1685-1750), Onofri também criou para o espetáculo uma sonorização resultante de improvisações estruturadas a partir da comunicação estabelecida com as bailarinas. O rico diálogo entre o músico e as intérpretes contribuiu e interferiu no espetáculo ao ponto da música ser considerada um quarto elemento na cena”, pontua a bailarina Daniela Pistoni.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

(Des)equilibrando Avessos, do Grupo Dançaberta
Quando: Sexta (11) e sábado (12), às 20h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão
Geraldo, em Campinas/SP).
Quanto: Entrada gratuita
Classificação etária: 12 Anos
Duração: 40 minutos

OFICINA – Criação em dança a partir de objetos somáticos
Sábado (12), a partir 9h, no Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras
do Barão, em Barão Geraldo, em Campinas/SP).
Inscrições gratuitas: www.facebook.com/GrupoDancaberta