69503O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (22) o desembargador e professor universitário José Renato Nalini para a Secretaria de Estado da Educação. Nanili ficou conhecido por defender os privilégios de juízes como o auxílio moradia. Em vídeo, da TV Cultura, sem pudor ou constrangimento, Nalini defendeu o auxílio moradia para outros fins, inclusive ir para miami comprar ternos. Ele chama o auxílio de ‘subsídio’. É o bolsa-moradia dos juízes.

Na fala do novo secretário de Educação de Alckmin fica evidente todo um pensamento elitista, que defende recursos público para as classes altas, aumentando ainda mais a desigualdade social. Nalini diz tanto absurdo que você pensa que ele está sendo irônico. Veja o trecho da fala dele e assista o vídeo abaixo:

“Esse auxílio-moradia na verdade disfarça um aumento do subsídio que está defasado há muito tempo. Hoje, aparentemente o juiz brasileiro ganha bem, mas ele tem 27% de desconto de Imposto de Renda, ele tem que pagar plano de saúde, ele tem que comprar terno, não dá para ir toda hora a Miami comprar terno, que cada dia da semana ele tem que usar um terno diferente, ele tem que usar uma camisa razoável, um sapato decente, ele tem que ter um carro.

Espera-se que a Justiça, que personifica uma expressão da soberania, tem que estar apresentável. E há muito tempo não há o reajuste do subsídio. Então o auxílio-moradia foi um disfarce para aumentar um pouquinho. E até para fazer com que o juiz fique um pouquinho mais animado, não tenha tanta depressão, tanta síndrome de pânico, tanto AVC etc

Então a população tem que entender isso. No momento que a população perceber o quanto o juiz trabalha, eles vão ver que não é a remuneração do juiz que vai fazer falta. Se a Justiça funcionar, vale a pena pagar bem o juiz.”

No entanto, para Alckmin, o professor Nalini tem espírito público e é extremamente interessado nas questões da educação. “É um homem do diálogo, da cultura, da Academia Paulista de Letras. Temos absoluta confiança de que vamos dar um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública de São Paulo em benefício dos nossos alunos”, afirmou Alckmin nesta manhã. (Carta Campinas com informações de divulgação)