A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB-Campinas (Ordem dos Advogados do Brasil) terá acesso aos documentos da biblioteca da Câmara de Campinas por meio de uma parceria com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo vereador Carlão (PT).
O trabalho da Comissão da OAB-Campinas segue o roteiro apresentado pela Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão no Brasil, que realiza pesquisas dos crimes cometidos na época da escravidão, com o objetivo de fazer um resgate histórico e apurar o impacto sobre a atualidade da população negra do país. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos.
O objetivo é fazer um resgate histórico do período da escravidão no país, para verificar responsabilidades e demonstrar da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.
Para o advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão da OAB-Campinas, há uma expectativa muito grande da Comissão Nacional em relação a Campinas. “O Brasil foi o último país do mundo e Campinas foi a última cidade do País a abolir a escravidão negra. Também quanto à severidade das punições, já que o castigo maior para um escravizado era ser vendido para um senhor em Campinas”, explica.
Ele acrescentou que no período escravocrata, a Câmara Municipal era quem dirigia a cidade, por isso a importância de examinar todos os registros. Para o vereador Carlão, a Câmara também poderá colaborar recepcionando documentos trazidos por cidadãos e cidadãs de Campinas. “Planejamos buscar informações com a Igreja, o Judiciário e universidades; e visitar locais aonde viviam os escravos e que foram preservados, como a Fazenda Roseira, o Casarão do Parque Jambeiro e a Casa Grande e Tulha (aonde viveu o prefeito Toninho)”, conta Carlão.
Fazem parte da Comissão da OAB-Campinas o advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão, juntamente com os advogados Adriana de Morais e Geraldo Amarante da Costa, respectivamente vice-presidente e secretário. Também participam da Comissão os advogados José Roberto Marçal, José Célio de Andrade , Silvio de Lima, Tagino Alves dos Santos, Wilson José Pinto da Silva. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.