Mostra Luta! chega a sua oitava edição com atividades artísticas por toda cidade

12033012_1072323779458917_1825694134440669638_nO Festival Mostra Luta! chega a sua oitava edição em Campinas entre os dias 2 e 11 de outubro trazendo ao público mostra de filmes, teatro, dança, lançamento de livro, performance, intervenção urbana, exposições de charges e fotografias, além de apresentações musicais e oficinas que acontecerão em espaços e aparelhos culturais, como também em praças públicas da cidade.

Todo o evento foi construído de forma participativa entre coletivos independentes da cidade. No total, foram mais de cinquenta filmes e cerca de trinta trabalhos fotográficos inscritos, de vários lugares do Brasil.

Entre as temáticas centrais da Mostra Luta 2015 estão: Defensores (“Defensorxs”) de Direitos Humanos e Cidadania no país, Charges de Sindicatos e desenhos censurados pela Ditadura Militar, Produção Audiovisual Periférica como ferramenta de luta política, Ditadura Militar e Repressão Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Museologia Social e a Participação dos Sujeitos, Racismos Institucional e Genocídio da Juventude Negra, entre outros.

A Mostra tem como objetivo fomentar a circulação, exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares. Busca estimular a produção audiovisual independente, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação social pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.

filmedefensorxs“Brasil, ano 2015- Vivemos tempos difíceis: direitos humanos e trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a tercerização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como LGBTs, mulheres, religiões de matrizez africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio-ambiente, de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos.

A polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não chega a ter direito a nada, apenas a permanecer à margem de condições e a morrer sem alguma chance de existir nessa sociedade opressora.

BrancoSaiPretoFicaPor isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano, que fará frente ombro a ombro com os movimentos sociais para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito. A Mostra Luta! é um veículo, um canal, para que os movimentos, dentro das lutas e temáticas citadas acima, consigam utilizar mais um espaço de fortalecimento e discussão para partirmos juntos na construção de uma sociedade como acreditamos”. 

A 8ª Mostra Luta! é um evento totalmente gratuito. A programação completa pode ser vista no SITE da Mostra. As atividades também poderão ser acompanhadas pela internet neste LINK. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

 


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

One comment

Comente

plugins premium WordPress