10360901_1014348538627902_2809644284187233809_n (640x354)No próximo sábado, 3 de outubro, às 16h, o Ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibirá o filme “O Deserto dos Tártaros”, de Valerio Zurlini, baseado no romance homônimo de Dino Buzatti.

Nesse romance misterioso e perturbador, publicado em 1940, soldados de uma guarnição esperam pelo ataque dos inimigos, os Tártaros, que podem chegar do norte a qualquer instante. Situada no sopé de uma montanha inacessível, na fronteira com um deserto, a fortaleza em que se passa a ação pertence a um passado não especificado e a atmosfera no interior dela transita entre a realidade e o sonho. Os soldados constantemente se preparam para o tal confronto, embora ninguém saiba como ou quando ele acontecerá. Na atmosfera surreal da guarnição, a vida é estruturada pelos rigores da rotina militar.

O filme traz o tenente Giovanni Drogo (Jacques Perrin) que, na sua primeira missão, é enviado para o forte Bastiano, isolado na fronteira de um deserto, onde precisa evitar a possível entrada dos Tártaros. Alguns oficiais aguardam ansiosamente o ataque, outros não acreditam na possibilidade do mesmo, mas todos sacrificam suas vidas por um ideal distante. Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem, Philippe Noiret, Francisco Rabal, Fernando Rey, Jean-Louis Trintignant e Max Von Sydow. Música de Ennio Morricone. (Itália, 1976. Colorido, 144 min).

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro