Revista de Estudos Teatrais Pitágoras 500 abre chamada de artigos para dossiê

11021093_779269775492721_4726840949215311988_nA Revista de Estudos Teatrais Pitágoras 500, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), da Unicamp, está com chamada de artigo aberta até o dia 10 de maio para compor o seu próximo dossiê “Dramaturgia(s) Diversa(s)”, que sairá em breve.

A publicação dedicará seu próximo número às muitas problematizações que têm aflorado no campo da arte da dramaturgia. Durante dois milênios, a compreensão do termo dramaturgia permaneceu inequívoca. Por mais diversas que tenham sido as suas manifestações ao longo do tempo, esta se referia ao texto dramático como suporte ao espetáculo teatral; configurando-se como a trama das ações realizadas pelos personagens ou nas quais estavam enredados. Na atualidade, a noção de dramaturgia se expandiu e já não mais está restrita à cena especificamente teatral ou ao resultado da ação criativa do dramaturgo: ante a inevitabilidade de estruturar os sentidos do espetáculo, ou da arte presencial que se desenvolve no tempo e no espaço, artistas de áreas como a atuação, a dança, a iluminação, o espaço, a performance etc., vêm requerendo ou propondo as “suas dramaturgias”. Será que realmente tem sentido pensar em “dramaturgias” ou manter o termo limitado àquilo que a tradição estabeleceu? Quais as propostas de manifestações dramatúrgicas diversas que têm efetivamente se configurado com consistência? Que proposições se restringem a usar o termo apenas em função de seu potencial metafórico? O texto cênico quando não se configura como uma trama de ações e sim como uma sequência plástica de imagens compostas com os corpos dos intérpretes pode ser considerado uma dramaturgia?

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: pitagoras500@iar.unicamp.br

A Revista também receberá artigos que abordem outros temas relacionados a teatro e que poderão ser publicados em outras seções, desde que aprovados pelos pareceristas. São aceitos artigos de doutores ou doutorandos. Mestrandos e mestres são aceitos desde que em co-autoria com um doutor.

Mais informações podem ser obtidas AQUI e também na página da revista nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress