11046811_10206601725910732_7856297896496770151_nDe março até o mês de junho, o espaço Roda Om, localizado na Vila São João, em Barão Geraldo, oferecerá ao público interessado o curso “Forja do Corpo, Forja do Tempo – respiração, consciência e criação na prática cênica”, desenvolvido e ministrado pela bailarina e pesquisadora Daniela Morais.

O curso abordará a prática da “forja” que possui influências do butoh de Min Tanaka (Body Weather Laboratory) e de Kazuo Ohno, das idéias de Merce Cunningham, do Iyengar Yoga e outras abordagens somáticas, das danças-transe de matriz afrobrasileira e da Itália Mediterrânea, e dos mapas de consciência encontrados nas mitologias dos povos.

Os eixos trabalhados serão:  “Eu Corpóreo”, “Casa da Espera e da Nutrição”, “Grupo de Eu, Nós e Eles”. Os objetivos são dançar segundo referências sonoras, de jogos, imagens e literatura; acessar camadas de criatividade conectadas com as aspirações da alma pessoal e coletiva; amadurecer o contato com o fluxo criativo na situação de laboratório e ao vivo; participar conscientemente da relação de interdependência entre o entorno (arquitetura, ambiente natural, cultural e coletivo) e o performer.

O curso é dirigido a estudantes e amantes das artes da cena, bem como pessoas interessadas na investigação da presença psico-física, de estados meditativos e criativos e na investigação e recriação de si através das práticas mencionadas.

Daniela Morais sintetizou este método por ocasião do 1o FUGA! Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás na UFG, em 2008, quando foi convidada a participar ministrando uma oficina e apresentando uma peça de dança sua. Derivado de suas pesquisas anteriores relacionadas à preparação corporal e processo criativo em dança, suas idéias foram aplicadas em algumas aulas que ministrou no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, como professora convidada no mesmo ano, em algumas unidades do SESC (Rio Preto, Birigui e Campinas) e em espaços dedicados ao ensino de dança e yoga nas cidades de Ouro Preto e Campinas. Seu trabalho como performer segue as mesmas diretrizes do curso, tendo se apresentado em vários teatros e espaços alternativos ao longo de seus quase 20 anos de carreira como bailarina e performer.

As aulas acontecerão sempre às quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h.
O curso será dividido em 2 módulos: 1º módulo 5 semanas (20 horas) 18/03 a 17/04 ; 2º módulo 8 semanas (32 horas) 6/05 a 26/06.

Mais informações sobre valores e inscrições AQUI. A primeira aula do curso, que será uma apresentação teórico prática da proposta, acontecerá nessa sexta-feira, 13 de março, das 9h às 11h, e será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)