PMC - coleta mecanizadaO sistema de coleta domiciliar de lixo orgânico com contêineres, que a população tem tido dificuldade de se adaptar, começa a ser implantado nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, localizados na região leste da cidade, na segunda-feira, dia 24 de novembro. Será a terceira região a ter alteração no sistema de coleta – o distrito de Barão Geraldo, o bairro Cambuí e uma parte da região central já passaram da coleta manual para a mecanizada.
Serão instalados  cerca de 800 contêineres  de forma gradual, ao longo de dez dias, e ficarão distribuídos na região central e nos bairros de Sousas e Joaquim Egídio. Antes da implantação efetiva do sistema, foi realizado trabalho de informação dos moradores e também panfletagem.
Com o novo sistema, a qualquer dia e horário, o morador poderá depositar os resíduos nos contêineres instalados em pontos estratégicos das ruas. Os recipientes serão esvaziados diariamente, no mesmo horário em que a coleta anterior era efetuada.
No sistema mecanizado, o caminhão se posiciona ao lado do recipiente e, em seguida, um coletor conecta o contêiner aos braços mecânicos do veículo e o suspende. Dessa forma, o lixo é despejado no caminhão.
O projeto prevê a colocação de quatro a seis contêineres por quadra, com distância de, no máximo, 20 metros entre eles. Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado, com tampa e tem rodas. (Carta Campinas com informações de divulgação)