Uma das atrações da 11ª Semana de Agricultura Orgânica de Campinas será o debate e exibição do documentário “O Veneno está na Mesa 2” do cineasta Silvio Tendler.

Sílvio Tendler
Silvio Tendler e o veneno na mesa do brasileiro

O filme retrata o país do agronegócio, ou melhor, o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Mas há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. É essa mensagem do documentário do diretor Silvio Tendler, O Veneno está na Mesa 2.
Para o cineasta Silvio Tendler, a agroecologia é fundamental como forma de produção econômica, social e de desenvolvimento. “Isso não é economia, isso é catástrofe”, diz Tendler.
O primeiro filme seguiu um caminho alternativo de exibição através da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicose Pela Vida. A recepção foi surpreendente e o documentário foi visto por mais de um milhão de pessoas. “O povo brasileiro não pode mais engolir essa história de que o agronegócio é a modernidade no campo. Ele gera câncer, trabalho escravo, e manda todo seu lucro para o exterior. Nós da Campanha assumimos como missão levar este filme a todos os cantos deste país, aos acampamentos, assentamentos, escolas, universidades, igrejas, e onde houver cidadãos e
cidadãs preocupados com a saúde do povo e dispostos a lutar por um modelo de produção de alimentos saudáveis para o camponês e para o consumidor, disse Alan Tygel, da coordenação nacional da campanha.
Em Campinas, as exibições acontecem dia 15 de setembro, às 19:30, no Cis Guanabara (antiga Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829), com a participação de membros da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. E também haverá uma projeção e debate no dia 18 de setembro, às 19h, na Associação dos Moradores do Pq Itajaí IV (Rua Pedro Miguel, 299), com a presença de Marcela Moreira (Instituto Voz Ativa) e Pedro Abreu (Grupo de Estudos em Saúde Ambiental – FCM/ Unicamp).
Maiores informações: 3235-1566 ou na fan page A Cidade Orgânica (Carta Campinas com informações da Carta Maior)

Para quem não puder comparecer, segue filme abaixo: