3pqA programação de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe nesta semana, de 1º de setembro a 5 de setembro, sexta-feira, um ciclo de filmes iranianos, com a colaboração de Eduardo Souza Oliveira, graduando em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

A semana começa com “A Separação”, filme de Asghar Farhadi. Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afaseres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido. 

Na terça-feira, 2, o público poderá assistir ao filme “Procurando Elly”, também de Asghar Farhadi. A história de passa em Teerã, Irã. Um grupo de amigos viaja para passar um fim de semana na praia. Sepideh (Golshifteh Farahani) convida Elly (Taraneh Alidoosti), a professora de sua filha, para viajar com eles, já que deseja apresentá-la a Ahmad (Shahab Hosseini), um amigo recém divorciado que vive na Alemanha. Na manhã seguinte as duas vão a um shopping e lá Elly diz que precisa retornar a Teerã, já que sua mãe teve um ataque cardíaco. Sepideh pede que ela fique e esconde sua bagagem. Pouco depois todos estão na praia e uma das mães pede que Elly tome conta das crianças. Fora do mar, a filha de Sepideh pede a alguns homens que estão jogando vôlei que salvem um garoto que está se afogando. A criança é salva, até que todos percebem que Elly simplesmente desapareceu. 

“Gosto de cereja”, filme franco-iraniano de 1997, do cienasta Abbas Kiarostami, será exibido na quarta-feira, 3. No filme, um homem viaja pelos campos, tentando angariar trabalhadores avulsos para satisfazer desejos reprimidos, que se situam perigosamente na linha entre o amor proibido e a morte. 

Na quinta-feira, 4, a exibição será do filme “Fora do jogo”, de Jafar Panahi. Quem é aquele rapaz estranho que se senta, sossegado, no canto de um autocarro cheio de adeptos aos gritos a caminho do jogo de futebol? Na realidade, o rapaz tímido é uma rapariga disfarçada. Não está sozinha: no Irã, as mulheres também adoram futebol. Antes do jogo começar, é detida à entrada e colocada no interior de uma cerca mesmo ao lado do estádio juntamente com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão todas entregues à polícia de costumes depois do jogo. Mas, antes disso, serão torturadas! Terão de suportar todos os cânticos, todos os gritos de um jogo que não podem ver. Pior ainda, terão de ouvir relato da boca de um soldado que nada percebe de futebol. Ainda assim, estas jovens não desistem. Utilizam todos os truques possíveis e imaginários para ver o jogo.

Para encerrar a semana, na sexta-feira, 5, será exibido o filme “Tartarugas podem voar”, de Bahman Ghobadi. Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia e pouco antes do ataque americano contra o país, os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica, na intenção de ter notícias via satélite. 

Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h, no cinema da Casa do Lago.  

Espaço Cultural Casa do Lago Telefones: (19) 3521-7701 Rua Èrico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp Barão Geraldo | Campinas – SP | CEP: 13083-851. (Carta Campinas com informações de divulgação)