filmes_5060_Falstaff04Na próxima sexta-feira e sábado, diversos filmes serão exibidos gratuitamente no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Na sexta-feira, 27 de junho, às 19h, o ciclo “Stanley Kubrick”, com curadoria de Joaquim Andrade, exibirá o filme “O Grande Golpe”. Na produção de 1956, depois de cumprir pena de cinco anos numa prisão, Johnny Clay ( Sterling Hayden) é libertado e reencontra sua amante, Fay ( Coleen Gray ). Juntos, num apartamento cedido por Marvin Unger ( Jay C. Flippen ), um velho amigo, Johnny, lhe pede que se demita de seu emprego pois, no sábado à noite, os dois vão viajar inicialmente para Boston, onde começarão uma vida nova. Segundo ele, ela deverá providenciar as reservas aéreas e se encontrar com ele no aeroporto na hora do check-in. Na realidade, o ex-detento já tem esquematizado um plano para praticar um grande golpe, desta vez limpando os cofres do Jóquei Clube numa tarde de um Grande Prêmio, durante a realização do 7º e principal páreo. Para tanto, procura as pessoas certas e confiáveis para a execução de seu plano. As ações têm que ser executadas com precisão, todas cuidadosamente cronometradas, sob pena de fracassarem.

No sábado, 28 de junho, às 16h, o ciclo “Sábado Som, História do Rock”, com curadoria de Laerte Ziggiatti e Ralf Giesse, exibe o filme História do Rock’nRoll – Volume 2, com direção de Jefffrey Peisch. O filme traz um registro dos anos do renascimento do rock, 1964 a 1966, e a invasão britânica na América: The Beatles, The Who, The Kinks, The Rolling Stones. O documentário foca também os primórdios da soul music, final dos anos 50, com Ray Charles e James Brown.

Às 18h, as sessões musicais continuam com Os Reis do Iê Iê Iê – “A Hard Day’s Night”, dirigido por Richard Lester. Nesta produção de 1964, uma mistura de documentário e ficção, está registrado o apogeu da Beatlemania com suas diversas implicações.

Encerrando as exibições do sábado, a programação especial da Mostra Clássicos, com curadoria de Laerte Ziggiatti, exibe o filme Falstaff, com direção de Orson Welles. A época é a Idade Média, durante a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. Conhecido também pelo título em inglês, “Chimes at Midnight” (“Sinos à Meia Noite”), o filme de Orson Welles é uma adaptação de diversas obras de Shakespeare, possibilitando ao realizador de “Cidadão Kane” lidar com seus temas prediletos: luta pelo poder, traição, fatalidade. O elenco, multinacional, é de primeira: Jeanne Moreau, John Gielgud, Marina Vlady, Walter Chiari e o próprio Welles.

Todas as exibições são gratuitas seguidas de debate e acontecem no MIS-Campinas que fica no Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859. (Carta Campinas com informações de divulgação)