abracos-partidosDe 24 a 27 de junho, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, realiza em sua programação de cinema semanal uma “Semana Pedro Almodóvar”, com exibições de filmes do diretor espanhol.

A semana começa com “Carne Trêmula”, que será exibido na terça-feira, 24, em dois horários, às 16h e às 19h. O filme se passa em Madri, no mês de janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em ônibus, quando tentava chegar na maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) um homem, que está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), uma desconhecida, que uma semana antes teve relações sexuais com ele dentro de um banheiro. Quando telefona, ela não tem idéia de quem ele é, mesmo dizendo, ela pede que ele não ligue mais. Apesar deste corte, ele não desanima e consegue ir até o prédio dela. Pensando ser outra pessoa, ela abre a porta através do porteiro eletrônico, mas quando o vê fica bastante irritada, pois para ela foi uma transa, quando estava “doida”, mas para Victor foi a primeira vez. Ela decide expulsá-lo, ameaçando-o com uma arma. Os dois brigam e acontece um tiro acidental, que não fere ninguém, mas chama a atenção de uma vizinha, que alerta a polícia e para lá são mandados David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho). Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça. Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena parece que tudo vai se acalmar, mas Sancho pula em cima dele e os dois começam a brigar e, novamente, a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico. Victor é condenado há seis anos de prisão, David e Elena se casam e Sancho e Clara (Ángela Molina), sua esposa, têm um casamento infeliz. Quando Victor é posto em liberdade, ele herda 150 mil pesetas da mãe, que morreu de câncer. Ao ir visitar seu túmulo, repara que o pai de Elena está sendo enterrado. Ele se aproxima como se fosse um amigo da família e, ao dar os pêsames, fala discretamente para Elena que gosta muito dela. Quando todos tinham ido embora e só Victor ficara no local, chega Clara, que se perdera. Os dois começam a conversar e em pouco tempo se tornam amantes. Este é o primeiro passo para que o caminho de todos os cinco se cruze. 

A comédia romântica “De salto alto” é exibida na quarta-feira, 25. No filme,  Becky del Páramo (Marisa Paredes) é uma famosa cantora que há quinze anos abandonou a filha, Rebeca (Victoria Abril), para investir na carreira. De volta à Espanha, Becky surpreende-se ao descobrir que a filha agora é uma estrela da TV e está casada com seu antigo amante.

“A flor do meu segredo” será exibido na quinta-feira, 26. O filme traz a história de Leo Macias (Marisa Paredes), uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém, algumas surpresas estão reservadas para ela.

“Abraços partidos” encerra a programação com exibição na sexta-feira, 27. Com a atuação de Penélope Cruz, o filme começa há 14 anos, quando o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu a visão. Neste mesmo acidente, a pessoa que o acompanhava morreu. A partir de então ele abandona sua posição de cineasta e preserva apenas o lado de escritor, assumindo o pseudônimo de Harry Caine. Um dia, Diego (Tamar Novas), filho de sua antiga e fiel diretora de produção Judit Garcia (Blanca Portillo), é enviado ao hospital por ter ingerido drogas acidentalmente. Assim que sabe do ocorrido, Harry vai em seu socorro. Quando o jovem o indaga sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente. 

Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)