A 8ª edição da Virada Cultural Paulista, considerada o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo, acontecerá este ano em dois finais de semana, 24 e 25 de maio, e 31 de maio e 1º de junho, em 28 municípios diferentes. São 24h de programação cultural diversificada e gratuita.
Em Campinas, a Virada acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho em diversos locais da cidade. Além da programação oficial do município, que acontecerá no teatro Castro Mendes e no Largo do Rosário, haverá uma programação complementar do município que acontecerá na Estação Cultura, e uma programação complementar realizada pelo SESC Campinas.
Outra novidade da edição desse ano são as intervenções urbanas que acontecerão durante a programação da Virada. Nas intervenções há lugar garantido para a arte circense com apresentações do Circo Além da Lona, Resgatando o Circo, Cia. do Circo, Família Burg, Lona das Artes, Costelinha Circo Show, Los Circo Los e Mala dos Mamulengos.
A cultura popular e os ritmos do samba brasileiro e do maracatu e axé africanos também estarão presentes com os grupos e blocos União Altaneira, Caixeiras da Nascente, Afoxé Ibaô, Maracatucá e o tradicional Urucungos, Puitas e Quijengues.
A dança misturada ao espaço urbano e se constituindo a partir de uma interação estética com este se fará presente com as apresentações da Seis + 1 Cia de dança, do Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e do grupo Soniquete Arte Flamenca.
Na programação oficinal e complementar há muita música, começando pela Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo que abre a programação da Virada com uma apresentação do Teatro Castro Mendes no dia 31, às 18h. Com sua formação peculiar que une a orquestra nos moldes eruditos a uma big-band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar, a Jazz Sinfônica tem sido protagonista na criação de uma nova estética orquestral brasileira, dando um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal.
O teatro se faz presente com atrações como a apresentação do espetáculo “Adormecidos”, com a Cia. Os Satyros, de São Paulo. O espetáculo é baseado em um texto do norueguês Jon Fosse e aborda a temática dos relacionamentos e a maneira como cada indivíduo projeta as suas próprias aflições e anseios em seu parceiro.
No Largo do Rosário uma das atrações é o “Curta Pontos MIS” que exibirá diversos curta-metragens, dentre eles “Amor de Thanatos”, “Nina”, “Um Dia…E Logo Depois Um Outro”, “Moto-Perpétuo”, “Linha do Mar”, “Paleolito”, “Destimação”, “O Gigante” e “A Ilha”. Ainda no Largo do Rosário algumas apresentações musicais merecem destaque como a da Orquestra Contemporânea de Olinda com sua percussão e sopros (com um quarteto de tuba, sax, trompete e trombone), além do baixo, microkorg, guitarra, rabeca e um duo de vozes masculinas, numa formação surpreendente e nada convencional; e também a apresentação da cantora Baby do Brasil.
Na programação completar da Estação Cultura destaca-se a música popular com artistas de Campinas como Andreia Preta, Tatiana Rocha, Carol Ladeira, o grupo Flautins Matuá, além de Tony Tornado e Chico César.
A programação complementar do Sesc Campinas traz música, um sarau de literatura, teatro infantil, além de artes visuais com a exposição “Inventando Modas”, onde serão criadas cinco diferentes cidades imaginárias, cada qual representada por uma coleção de três “looks”.
A programação completa com detalhes de cada atração pode ser conferida AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.