ensaio com os solistas - crédito isaías teixeira da silva (640x428)As próximas apresentações da Orquestra Sinfônica da Unicamp terão repertório variado e a participação do flautista João Batista de Lira como solista.  As apresentações terão regência do maestro Eduardo Ostergren e acontecem na quarta-feira (26), no Teatro Castro Mendes, e na quinta (27), na Casa do Lago, na Unicamp.

João Lira transita entre o popular e o erudito com fluência e maestria e, além de atuar nas sinfônicas de Campinas e da Unicamp, é integrante do tradicional bloco carnavalesco Berra Vaca e também do Grupo de Música Brasileira. Atualmente, também é professor de flauta transversal da Escola Livre de Música da Unicamp.

No concerto da Orquestra da Unicamp, Lira Lira fará os solos do Concerto Brandenburguês, de Bach, ao lado de Rogério Peruchi (flauta), Júlio Daolio (violino) e Helena Jank (cravo).

Além da obra de Bach, considerada pelo flautista como uma das mais refinadas obras barrocas de Bach, com passagens virtuosísticas e contrastantes, com dramaticidade e exuberância, o repertório dos concertos irá contemplar períodos distintos e igualmente significativos da música ocidental. O programa tem início com a Sinfonia n.23, de  W. A. Mozart – que mostra o classicismo e suas formas perfeitas –, passa pelo dinamismo do barroco com Concerto Brandenburguês, n.4, de J. S. Bach, e encerra com a Sinfonia nº 5, de F. Mendelssohn, que marca a transição entre o classicismo e o romantismo.

A apresentação da Orquestra na Casa do Lago será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Eduardo Ostergren
Solistas: João Batista de Lira e Rogério Peruchi (flautas), Júlio Daolio (violino)
Musicista convidada: Helena Jank (cravo)
Quando: 26/3 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/. Vila Industrial. Campinas) Telefone (19) 3272.9359
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
27/3 (quinta), às 20h, na Casa do Lago (Unicamp)
Entrada franca

Programa
W. A. Mozart – Sinfonia n.23, K181 (162b), Ré maior
J.S.Bach – Concerto Brandenburguês, n.4, BWV 1049, Sol maior
F. Mendelssohn – Sinfonia n.5, op. 107, Ré maior “Reformation”