Montagem da peça "As cigarra e a formiga", pelo grupo último Tipo
Montagem da peça “As cigarra e a formiga”, pelo grupo Último Tipo

Dois espetáculos teatrais infantis do grupo “Último Tipo”, com muita música, surpresa e interação com a plateia, poderão ser vistos no próximo final de semana, 28 e 29 de março, no Teatro Carlito Maia, que fica no Bosque dos Jequitibás, em Campinas.

Na sexta-feira, as crianças e também públicos de todas as idades, poderão assistir ao musical O Treco da Patachoca que tem início às 15h30. O espetáculo conta a história de uma pata que perde o ovo após uma explosão. Para encontrá-lo, todos os outros animais a ajudam. O espetáculo é bem humorado e retrata o tema da ecologia de forma lúdica. A apresentação é gratuita.

A peça As Cigarra e a Formiga será apresentada no sábado, às 15h30. Uma criação livre do Último Tipo sobre as fábulas de Esopo e La Fontaine, a peça traz uma dupla de cigarras cantoras que vivem perseguindo o sucesso e a fama como única forma de sobreviverem e continuarem seguindo sua natureza que é cantar. Para auxilia-las são acompanhadas por uma formiga, que seria uma espécie de camareira, contra-regras (o faz-tudo), que também sonha ser artista. Logo no início da história, por idéia da formiga, resolvem que um trio poderia chamar mais a atenção das pessoas, mas, para decepção da formiga,  as cigarras cantoras resolvem realizar um teste com candidatos da platéia dizendo que isso pode ser bom para a popularidade delas.

A  formiga inveja as cigarras artistas que, por sua vez, vivem a criticar a amiga esforçada que não sabe fazer outra coisa na vida a não ser trabalhar. Quando percebem que o inverno está chegando, as cigarras sentem que precisam fazer alguma coisa para não passarem frio e fome. Assim, de olho nos suprimentos que a formiga tem guardado, resolvem processá-la por maus tratos, e como argumento, utilizam fatos da fábula de La Fontaine, contada há mais de 300 anos.

Em um julgamento bastante irreverente onde as crianças ajudam a dar uma solução para o caso, a formiga acaba revertendo a situação e provando que as cigarras não são tão santas como parecem, pois são parasitas. Por fim, todos entram em acordo quando o juiz determina que as cigarras dêem aulas de canto para a formiga e em troca esta lhes dê casa e comida durante o inverno.

Os ingressos para o espetáculo A Cigarra e a Formiga custam R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (estudantes, aposentados, professores das redes municipal e estadual e 3ª Idade).

As duas produções são completadas pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura. O grupo Último Tipo considera o teatro inseparável da música no que se refere a palco e a espetáculo. O vocal é a sua base e a proposta é inovar através da pesquisa sonora e cênica, introduzindo, gradualmente, elementos diferentes, não se apegando a estilos pré-determinados.

O grupo busca no dia a dia os elementos necessários para sua criação. O bom humor, interatividade e irreverência também são suas marcas fundamentais . O teatro mambembe e o clown estão presentes no espírito do grupo, que faz freqüentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.  O Grupo foi criado no ano de 1988, em Goiânia-Go e em 1996 radicou-se em Campinas-SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Peças de teatro no Carlito Maia
Local: Teatro Carlito Maia, Rua Coronel Quirino, nº 2, no Bosque dos Jequitibás.
Horários: 28 e 29 de março, às 15h30