Foi divulgada ontem em uma festa de lançamento na Casa São Jorge a programação do X Feverestival, o Festival Internacional de Teatro de Campinas que acontecerá de 14 a 28 de fevereiro. Espetáculos adultos, infantis, espetáculos de rua, alguns eventos especiais, uma Mostra de Artes Cênicas e um simpósio fazem parte da extensa e variada programação da décima edição do Festival.

Antígona, de Sófocles, terá duas montagens no Feverestival. Uma com a Honesta Cia de Teatro, outra com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, de São Paulo. A primeira na praça, a segunda no teatro
Antígona, de Sófocles, terá duas montagens no Feverestival. Uma com a Honesta Cia de Teatro, outra com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, de São Paulo. A primeira na praça, a segunda no teatro

Espetáculos adultos

Entre os espetáculos de teatro adulto, “Antígona Recortada – Contos que Cantam Sobre Pousospássaros”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, da cidade de São Paulo, será o primeiro a ser apresentado no dia 15 de fevereiro no Teatro Castro Mendes. A montagem do Núcleo traz o mito grego de Antígona para a realidade atual. A tragédia de Sófocles serve de base para mostrar meninas da periferia que organizam uma ação contra o extermínio de seus irmãos por representantes do tráfico. Um dos destaques da montagem é a ênfase dada pelo grupo à palavra, utilizando como interface estética do trabalho o spoken word ou “poesia falada”, nome dado a performances em que os artistas recitam textos.

No dia 17 de fevereiro, também no Teatro Castro Mendes, será apresentado o espetáculo “La Omission de la Familia Colleman”, com a Cia Timbre 4, da Argentina. O espetáculo discute a situação de uma família à beira da dissolução, agravada pela pobreza e que, a todo momento, nos questiona sobre nossa realidade.

No dia 18 e 19 de fevereiro, o espetáculo A Odisséia, da Companhia The Paper Cinema, da Inglaterra, será apresentado no Centro Cultural Casarão do Barão. O espetáculo é uma performance interpretativa da obra de Homero, ‘A Odisséia’, utilizando bonecos desenhados à mão que são animados através de um cinema feito ao vivo. A ação é executada acompanhada de música ao vivo original, composta e tocada pelos músicos integrantes da companhia.

No dia 22 de fevereiro, no Espaço Rosa dos Ventos, o público poderá assistir ao espetáculo “Curra Temperos sobre Medéia”, que também transporta uma clássica tragédia grega para universos específicos. Neste caso, as ações do mito se desenrolam em um ambiente tomado pela culinária. Uma cozinha funciona durante todo o tempo provocando relações sensoriais onde a dança, a comida e a música celebram o mito da Medéia.

O Teatro do Sesc Campinas recebe no dia 25 de fevereiro o espetáculo Anônimo, do Grupo Peleja de João Pessoa, PB. A peça descortina a personalidade de Anônimo, uma homem que vive sozinho, mas não se sente só. Não por demasiado amor próprio, antes talvez por total falta de emoção. Nada parece comovê-lo. Ele não se lembra do nome, e isso também não importa.

No dia 26 de fevereiro, no Teatro Castro Mendes, é a vez de um espetáculo de Campinas, “Agda”, do Grupo Matula Teatro e Boa Companhia. Adaptação do conto homônimo de Hilda Hilst, o espetáculo serve-se de elementos de teatro e dança, transitando entre a prosa e a poesia em um delicado jogo de construção e desconstrução de imagens e personagens para contar a história de uma mulher que rompe tabus e provoca a ira da comunidade onde vive.

Os espetáculos adultos se encerram com “Recusa”, da Cia Balagan, de São Paulo/SP. O espetáculo é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, por uma cantora que se perde na mata, por Macunaíma e seu irmão, os heróis dos Taurepang, e outros tantos.

Espetáculos de rua

A edição deste ano do Feverestival traz também diversos espetáculos de rua em variados locais da cidade de Campinas, democratizando o acesso e levando a arte para o ‘universal’ do espaço público. No dia 18 de fevereiro, na Praça Rui Barbosa, o Teatro de Senhoritas, de São Paulo, apresenta “Do Barro de Manoel”, onde um cortejo de músicos e atores se espalha pelas redondezas incorporando figuras do universo poético do autor Manoel de Barros. Seja recitando os poemas, distribuindo-os ou cantando-os aos olhos e ouvidos interessados, o cortejo convida o público a fazer leituras de trechos de poemas selecionados.

No dia 19, também na Praça Rui Barbosa, outro grupo paulistano, o Circo Mínimo e Alexandre Roit, apresentam “Quixote”, a partir da obra de Cervantes. “Quixote” busca, através da exploração de técnicas circenses como malabares, acrobacia e palhaço, estabelecer uma comunicação energética com o público. No dia 20 de fevereiro, a Praça Rui Barbosa recebe “La Scarpetta”, do Lume Teatro. Dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico palhaço italiano, colaborador de Federico Fellini – O palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda a obra”, apresenta seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos na potência anárquica que habita o palhaço.

No dia 21 de fevereiro, outra versão para Antígona é apresentada no Festival. Dessa vez na Praça da Paz, da Unicamp, com a Cia. Honesta, de Campinas. No dia 22 de fevereiro, a Praça do Coco, em Barão Geraldo, recebe Circulando, com Los Circo Los. Dois malabaristas, que vivem circulando, chegam em mais uma praça para fazer um grande espetáculo. O palco vazio, assim como um picadeiro de circo, é o espaço propício para a demonstração de suas habilidades.

Grupo Circo de Bonecos, de São José dos Campos apresenta espetáculo infantil "Circo de pulgas"
Grupo Circo de Bonecos, de São José dos Campos, apresenta espetáculo infantil “Circo de pulgas”

Espetáculos infantis

Os espetáculos infantis não estão ausentes dessa edição do Feverestival. No dia 22 de fevereiro, o Teatro do Sesc Campinas receberá o espetáculo Circo de pulgas, com o Grupo Circo de Bonecos, de São José dos Campos. Dois amigos decidem brincar de “circo de pulgas”! Mas, como sempre, tudo dá errado! Os truques não funcionam e nada sai como planejado! Até que eles decidem treinar uma pulga de verdade!

No dia 23 de fevereiro, a programação infantil continua no Tablado do Galpão, no Sesc Campinas com a apresentação de “O Fusca”, com a Cia Rodamoinho, de São Paulo. No espetáculo, três artistas pretendem cruzar o país em um fusca apresentando seu trabalho. Eles não contavam com a quebra do fusquinha na saída da viagem, criam momentos hilários enquanto tentam consertá-lo. Através de muitas confusões e situações bem engraçadas o conserto do Fusca se torna uma grande aventura e um concerto musical às avessas.

Eventos especiais

Alguns eventos especiais também estão na programação do 10º Feverestival. No dia 14 de fevereiro, em uma Invasão Cênica, vários eventos paralelos acontecerão em diferentes terminais urbanos, rodoviária e aeroporto de Campinas anunciando o retorno do Feverestival e a sua Décima Edição. Uma “Clownferência” também está marcada para o dia 16 de fevereiro no Teatro Castro Mendes. Palhaços de diversos lugares do Brasil se reúnem para uma apresentação única e inédita. O evento contará com importantes nomes da palhaçaria nacional: Ricardo Pucetti, Naomi Silmann, Esio Magalhães, Família Burg, Silvia Leblon, Mauro e Deco, Biribinha e Adelvane Néia.

A 1º edição de 2014 do Casaré – Cabaré de Variedades do Centro Cultural Casarão do Barão também integrará esse ano a programação do Feverestival. Serão números musicais, de dança, teatro e circo selecionados para público adulto e também infantil com a participação de diversos artistas de Barão Geraldo e região. O Casaré acontecerá no dia 23 de fevereiro às 19 e às 21h no Casarão.

A peculiar montagem de “Coelho Branco, Coelho Vermelho” acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro no Teatro Útero de Vênus. O espetáculo, com texto do Iraniano Nassin Soleimanpour, dispensa direção e cenário e requer apenas um ator ou uma atriz diferente a cada apresentação e que não conheçam o texto e não saibam o que se passará em cena. Para o Feverestival foi convidado o ator Moacir Ferraz da Boa Companhia e a atriz Erika Cunha do Grupo Matula Teatro.

Alunos de Cênicas da Unicamp apresentarão a montagem do texto de Brecht "O Casamento do Pequeno Burguês"
Alunos de Cênicas da Unicamp apresentarão a montagem do texto de Brecht “O Casamento do Pequeno Burguês”

No dia 28 de fevereiro, na Praça do Coco, em Barão Geraldo, o evento de encerramento traz o show “Nosso Flamenco”, uma fusão entre o Flamenco, a Dança Contemporânea e a Música e Cultura Brasileiras. Às 18h, ainda ocorre a apresentação da Nano Trupe, uma união de artistas de diferentes aéreas que têm em comum a paixão pelo circo. Às 19h, ocorrerá uma festa a fantasia no pôr do sol com os Djs Digão, Hugo e M.S. Jay.

Simpósio

A 10ª edição do Feverestival traz também a programação do III Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporânea no Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP, que acontece de 18 a 22/02/2014 sempre às 18h30 com diversas mesas temáticas.

Mostra de Artes Cênicas da Unicamp

Na Mostra de Artes Cênicas da Unicamp, dois espetáculos serão apresentados por alunos de Artes Cênicas da Unicamp. O primeiro deles é uma montagem de “O Cortiço”, que será apresentada no dia 21 de fevereiro no Casarão do Barão. O outro é “O Casamento do Pequeno Burguês”, da obra de Brecht, com apresentação no dia 24 de fevereiro, também no Casarão.

A programação completa do 10º Feverestival pode ser vista AQUI.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Folder 2 WEB