‘Tomara que não caia’ resgata com diversas atividades o universo dos malabares

Duo Morales
Duo Morales

Na dialética do malabarismo, o Sesc Campinas leva ao público nos próximos dias o projeto “Tomara que não caia” que resgata a antiga modalidade circense do malabarismo. Equilíbrio, tensão, o limiar do cair e do não cair, tudo isso fará parte de diversas atividades nas quais claves, argolas, bolinhas, moedas e cones terão presença garantida.

O “Tomara que não caia” segue até fevereiro e tem como objetivo aproximar o público do universo dos malabares por meio de espetáculos, números e vivências que começaram neste sábado, dia 11 de janeiro. O evento tem entrada gratuita e em todas as atividades os visitantes poderão encontrar profissionais que irão apresentar truques com os aparelhos, além de técnicas. Para participar, basta levar os malabares para praticar.

Nas próximas terças-feiras, 14 e 21 de janeiro, às14h, o público poderá assistir no Espaço Arena ao espetáculo “Circulando”, com o Los Circo Los. No espetáculo, dois malabaristas chegam a uma praça para fazer um grande espetáculo. O palco vazio, assim como um picadeiro de circo, é o espaço propício para a demonstração de suas habilidades. Com forte influência da palhaçaria, o espetáculo utiliza a linguagem teatral de rua e modalidades circenses, como acrobacias e malabarismo, para compor a performance e construir uma cumplicidade entre artista e público. Após o espetáculo, os artistas conversarão com o público sobre malabares e o processo criativo. A atividade é gratuita.

O grupo La Termostática, da Argentina, também fará uma apresentação dentro do projeto. “The Black Dandies”, de volta aos Anos 70 traz Mike Torino e Erick Mamani que voltam direto dos anos 70, com penteado afro, calça boca de sino, música disco e bolas de espelhos, surpreendendo o público com números de malabarismos, equilíbrio, e muito swing. O espetáculo, encenado pelos argentinos Cristian Maza e Antenor Aldape, propõe um boicote ao video-game utilizando jogos e brinquedos antigos como o peão, a bicicleta e o iô-iô para apresentar diferentes possibilidades circenses. A atividade também é gratuita e ocorre no próximo sábado, dia 18 de janeiro, às 16h no Espaço Arena.

De 19 de janeiro a 2 de fevereiro, os Números Malabarísticos continuam com a apresentação dos números “Dança das Esferas” (Jorge Ribeiro e Zuza), “Aceita uma Xícara de Café” e “Glicose” (Otávio Fantinato). Na Área de Convivência, domingo, às 15h.

Também no domingo, das 16h às 18h, ocorrerá a oficina “Construa seus Malabares” voltada para crianças de 7 a 12 anos. Nesta oficina, ministrada pelo Los Circo Los, as crianças poderão construir seu próprio equipamento de malabares a partir de diferentes materiais, além de experimentar um pouco dessa fascinante modalidade circense. São 20 vagas e as inscrições ocorrem na Central de Atendimento do Sesc.

Outro destaque da programação de atividades fica para o “Dois na Roda”  que será apresentado no domingo, 26 de janeiro, às 11h30 no Espaço Arena. Com a participação do Duo Morales, neste espetáculo, os artistas estão prontos, o show já vai começar. Ou quase: de repente, eles são surpreendidos por diversas situações inusitadas que atrapalham o início do espetáculo. Para resolvê-las, o público entra em cena, mas acaba complicando ainda mais a situação. No embalo da música ao vivo, dois artistas apresentam números cômicos, improvisações, malabarismos e equilibrismos.

A programação completa pode ser vista na página do Sesc Campinas.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

One comment

Comente

plugins premium WordPress